O Empoderamento do Promotor de Vendas / The Empowerment of the Sales Promoter

Autores

  • Josivânia Gondim da Silva Ribeiro Faculdade São Francisco de Juazeiro da Bahia
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2624

Palavras-chave:

Empoderamento, Propaganda, Marketing

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trabalhar a definição do empoderamento, movimento feminino no Brasil que ganhou destaque, com elementos que envolvam subsídios de uma ótica feminista. Diante de um mercado cada vez mais globalizado e consequentemente competitivo, traz consigo o papel de um promotor de vendas, e a importância da propaganda e o marketing nessa ferramenta de comunicação. A partir de uma abordagem embasada no estudo de mulheres, enfatizamos através de pesquisa bibliográfica.

 

Downloads

Biografia do Autor

Josivânia Gondim da Silva Ribeiro, Faculdade São Francisco de Juazeiro da Bahia

1 Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia. MBA em  Gestão Empresarial e Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro da Bahia. josigondim@gmail.com;

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Administrador pela Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro; Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Administradorda Universidade Federal do Vale do São Francisco, Professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro; Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Contato: hesler.caffe@univasf.edu.br.

 

Referências

ADLER, R. P. A conquista da atenção: a publicidade e as novas formas comunicação. São Paulo: Nobel, 2002.

AGUIAR, Sonia. Redes Sociais na Internet: Os desafios à pesquisa. Rio de Janeiro, 2007.

BAQUERO, R, V A. Empoderamento: instrumento de emancipação social. Uma discussão conceitual. Revista Debates, v6, n1, p.173-187- 2012.

BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-Venda. São Paulo: Atlas, 2001.

CABRAL, Plínio. Propaganda: Técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo: Atlas, 1980.

COBRA, Marcos, Administração de marketing no Brasil. 3.ed – Rio de Janeiro : Elsevier, 2009. completo de conteúdo e forma. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

DANTAS, Ivo. Direito constitucional econômico. globalização & constitucionalismo. 1 ed. Curitiba: Juruá, 2002.

KOTLER, P; KELLER K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Novos rumos do marketing. São Paulo: Ed. Atlas, 2001.

MONTENEGRO, Ana. Ser ou não ser feminista. Recife: Guararapes, 1981.

MORAES, Alexandre. Direito constitucional. 21 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

PETER, J. P.; CHURCHILL JR, G. A. Marketing, Criando valor para os clientes. 2. Ed. São Paulo: Saraiva 2000.

SANDENBERG, M. B, Cecília. Conceituando “Empoderamento” na Perspectiva Feminista. 2006.12 f- artigo – NEIM – UFBA, Bahia, 2006.

SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando Dabul. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos