A Psicopedagogia no Ensino Superior: Relato de Experiência sobre as Principais Queixas dos Acadêmicos em uma Instituição Universitária no Brasil / Psychopedagogy in Higher Education: Experience Report on the Main Complaints of Academics in a University Institution in Brazil

Autores

  • Léa Barbosa de Sousa UNINTA
  • Marisa Pascarelli Agrello Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2519

Palavras-chave:

Psicopedagogia, Dificuldades de aprendizagem, Ensino Superior

Resumo

Este artigo tem por intenção apresentar um relato de experiência vivenciada em uma Universidade sobre as principais queixas no acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem. A Psicopedagogia se ocupa das dificuldades de aprendizagem humana e os fatores que interferem no processo de aprendizagem. Este texto propõe uma reflexão sobre os principais assuntos: Psicopedagogia no Ensino Superior e as principais queixas dos Universitários. Dialogando sobre as dificuldades de aprendizagem específicas. Demandas dos atendimentos.  Encaminhamentos dos acadêmicos a outros profissionais. Inclusão de alunos com deficiências no Ensino Superior. O acompanhamento Psicopedagógico Universitário é visto pelo Ministério da Educação - MEC como exitoso nas Universidades. As dificuldades de Aprendizagem são muitas e a Psicopedagogia contribui amenizando esse quadro oferecendo apoio psicopedagógico aos estudantes.

 

 

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Biografia do Autor

Léa Barbosa de Sousa, UNINTA

1 Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UVA). Especialização em Psicopedagogia (UVA/UNINTA). Especialização em Ciências Da Educação) (UNINTA). Especialização em Didática Do Ensino Superior (UNINTA). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT/UFC). Doutorado em andamento pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT) . Coordenadora da Clínica de Psicopedagogia (UNINTA). Professora de graduação e pós-graduação (UNINTA). [email protected];

Marisa Pascarelli Agrello, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal

2 Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Piratininga. Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos e Doutorado em Ciências Da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal.


 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência