Novas Ferramentas para encontrar Talentos: Recrutamento e Seleção On-Line / New Tools for Finding Talents: Online Recruitment and Selection

Antônio Duarte Neto, Pablo Sthefano Roque de Souza Bandeira, Maria Erilúcia Cruz Macêdo

Resumo


Os processos envoltos no sistema de recrutamento e seleção possuem, geralmente, o objetivo de localizar profissionais que estão dentro ou fora do mercado de trabalho para que estes ocupem um determinado perfil solicitado que remete a vaga numa empresa ou instituição. Com a informatização dos processos, o setor de Recursos Humanos, responsável por essa atribuição, passa por uma transformação empírica, transfigurando os modelos até então conhecidos para realizar essa tarefa. O presente trabalho tem como função principal trazer os conceitos de recrutamento e seleção, delineando-os de acordo com as evoluções que estes tem sofrido perante o cenário da informatização, para, logo em seguida, trabalhar as consequências dessas mudanças e categorizá-las como positivas ou negativas. A metodologia escolhida para esse caso em específico foi a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a análise de dados de cunho secundário com fundamentação em outros trabalhos científicos que tratam da mesma temática. Além disso, o conceito de Recrutamento e Seleção utilizados foram aqueles encontrados nas obras de Idalberto Chiavenato (2010) e, por isso, o trabalho segue uma linha de justificativa pautada no intuito de trazer novas perspectivas à área dos Recursos Humanos e sua informatização que, como se sabe, é um dos pontos chave para a organização administrativa de uma empresa. 

 


Palavras-chave


Talentos; Seleção de pessoal; Recrutamento e seleção

Texto completo:

PDF

Referências


CÂMARA, P. B. et. al. Recursos Humanos e Sucesso Empresarial, 2003.

CAPELLI, P. Contratando e mantendo as melhores pessoas, 2003.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoal: o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 1999.

CHIAVENATO, I. Iniciação à administração de recursos humanos, 2010.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos, 2002.

JANUZZI, C. A. S. C., et. al. A empresa e os sistemas humanos de informação: uma abordagem conceitual para a gestão da informação, 2004.

MANO, C. Pescaria on-line: como usar a rede para encontrar talentos, 2001.

STIVALETTI, T. Contratação On-Line chega a técnicos e cargos médios, 2000.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2507

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: