O ambiente Pedagógico e a inserção das Novas Tecnologias Educacionais no Ensino da Química / The Pedagogical Environment and the Insertion of New Educational Technologies in the Teaching of Chemistry

Autores

  • Cláudia Cardins Pinho Meneses Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2469

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ambiente Pedagógico, Novas Tecnologias de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo objetivou uma discussão sobre o ambiente Pedagógico e a inserção das Novas Tecnologias Educacionais no Ensino da Química. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como Molina (2014) que explicita quanto a educação inclusiva lidada nos aspectos sóciocognitivos do educando; Kenski (2004); Lima e Moite (2011); que nos trazem demandas da informática educativa ressaltando quanto ao uso tecnológico no ambiente escolar; Moran (2013); Brito, Camas, Estevam e Fofonca (2018) velam pela conjectura das tecnologias educacionais demandadas com a contemporaneidade em voga; Ferreira e Rosado (2015) tratam do ensino de química no conjunto das tecnologias; e Perrenoud (2000) vem com as novas competências para ensinar e, as características do currículo, que precisam estar com suas linhas conforme a realidade do educando, dentre outros. Conclui-se que é indispensável o uso dos recursos tecnológicos dentro da praticidade pedagógica, no desenvolvimento intelectual do educando, seja para o ensino da química ou de qualquer outra disciplina. Uma relação harmoniosa entre a instituição educacional, professor e alunos, só pode enriquecer e facilitar o desempenho do educando. É no trabalho em conjunto ante os desafios, que somos instigados a desenvolver ao máximo nossas capacidades intelectuais, criativas, expressivas, emocionais e cognitivas.

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Biografia do Autor

Cláudia Cardins Pinho Meneses, Florida Christian University

 Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Salgado de Oliveira. Especialização em VIROLOGIA (CEV) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil  Programa de Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Professora do Governo do Estado do Amapá.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão