Concepções do Multiletramento na Contemporaneidade / Conceptions of Multiliteracy in Contemporary

Autores

  • Francisca dos Santos Fontes Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2451

Palavras-chave:

Multiletramento, Metodologias de ensino, Formação de professores.

Resumo

O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as concepções  do multiletramento na contemporaneidade. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Jonassen (2008), Diesel, Baldez e Martins (2017), Ortunes e Sousa (2018), Pereira, Schimitt e Dias (2007), Pretto e Silveira (2008), Santos e Lacerda (2019), Sousa (2018) e Staker e Horn (2015), dentre outros. Os resultados parecem indicar que as tecnologias da informação e conhecimento (TICs) disponíveis, assim como a internet possuem uma grande influência no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, é necessária a conciliação do processo de constituição do saber com as novas tecnologias, ampliando o leque de possibilidades de aprender. E finalmente, os saberes que são construídos no cotidiano são indispensáveis para a construção do saber dos indivíduos, pois são referências, marcas e aspectos que constituem a identidade do aluno.

 

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Biografia do Autor

Francisca dos Santos Fontes, Florida Christian University

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Graduação em Filosofia pela Faculdade Pan América .

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


 

 



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Publicado

2020-05-30

Edição

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