Psicomotricidade na Formação Acadêmica de Professores de Educação Física / Psychomotricity in the Academic Formation of Physical Education Teachers

Autores

  • Tiago da Silva Absoulute Christian University
  • Joana Darc Alves Dantas Absoulute Christian University
  • Maria Ireneide do Nascimento Oliveira Absoulute Christian University
  • Maria Irenilce do Nascimento UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU
  • Edilne Maria Luna Bacurau Absolute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2447

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação física, Docência na Educação física.

Resumo

Os questionamentos que os profissionais da área de Educação Física, sempre se perguntaram durante os seus trabalhos docentes e que levam a dúvida em relação à finalidade do assunto psicomotricidade na disciplina que os mesmos atuam e também como avaliar as competências e habilidades dos discentes para o começo de um trabalho letivo anual, desenvolvendo o psicológico e o motor em um cidadão, melhorando sua capacidade crítica no exercício de sua cidadania. Por isso este estudo possui o objetivo de compreender a importância da área psicomotora para o desenvolvimento e aprendizagem escolar, tendo como referência os jogos, brincadeiras e atividades desenvolvidas no contexto escolar do ensino de todas as esferas educacionais. A população deste estudo são os professores da rede de ensino na cidade da região do crajubar, com uma amostra de professores de 2 à 5, regentes em salas de aulas, tendo como meta compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem escolar, tendo como referência os jogos, brincadeiras e atividades no contexto escolar. Foram utilizados para as escolha deste estudo, os artigos que mais se adequam ao que se desejam questionar e levantar informações teóricas e práticas sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar as contradições que surgem em relação a um tema, buscando além disso a importância do tema pesquisado para a formação do profissional de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago da Silva, Absoulute Christian University

1 Mestrando em Ciências da Educação (Absoulute Christian University). Pós Graduação em Matemática e Física(FJN). Licenciado em Educação Física (UNILEÃO). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática (URCA). Bacharelando em Educação Física (UNINTA). [email protected];

Joana Darc Alves Dantas, Absoulute Christian University

2 Mestranda em Ciências da Educação (Absoulute Christian University). Pós graduação em educação Inclusiva (IFCE). Pós Graduação em Língua Arte e Educação (URCA). Pós graduação em Educação inclusiva: Atendimento educação na perspectiva AEE (FJN). Pós Graduação em Educação em Jovens e Adultos (faculdade Juazeiro do Norte-FJN). Pós graduação em Gestão Escolar (FJN). Licenciatura em Pedagogia (UVA).  [email protected];

Maria Ireneide do Nascimento Oliveira, Absoulute Christian University

3 Mestranda em Ciências da Educação (Absoulute Christian University). Pós graduação em Língua Portuguesa (URCA). Licenciaatura em Letras (URCA).  [email protected];

Maria Irenilce do Nascimento, UNIVERSIDADE VALE DO ACARAU

4 Pós graduação em Planejamento Educacional (UVA). Licenciatura em Letras (URCA).  [email protected].

Edilne Maria Luna Bacurau, Absolute Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Absolute Christian University. Pós graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Vale do Salgado. Licenciatura Plena em Pedagogia  pela UVA. [email protected].

Referências

BECKERT, E. A. Psicomotricidade Infantil: A arte de Brincar e Aprender através do Lúdico. Trabalho de conclusão de curso, apresentado como pré-requisito para obtenção do título de graduação em Psicologia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNDESC, Unidade de Pinhalzinho. Dezembro. 2015.

BEZERRA, L. H. A. Psicomotricidade: A importância de Trabalhar a Lateralidade e na Educação Física Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado como requisito parcial á obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física pela UniCEUB. Novembro. 2013. Brasília-DF.

CAMPOS, A. C. SILVA, L. H. PEREIRA, K. ROCHA, N. A. C. F. TUDELLA, E. Intervenção Psicomotora em Crianças de Nível Socioeconômico Baixo. Estudo desenvolvido no Dep. De Fisioterapia da UFSCar, São Carlos, SP. Fisioter Pesq. 2008; 15(2): 188-93.

ENCARNAÇÃO, G. A. A. Avaliação dos Parâmetros Psicomotores de Equilíbrio e Coordenação Motora Apendicular em Crianças Obesas. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao departamento de Educação Física da Faculdade da UNESP. Bauru. Novembro. 2011.

FERREIRA, T. L. MARTINEZ, A. B. CIASCA, S. M. Avaliação Psicomotora de Escolares do 1º Ano do Ensino Fundamental. Ver. Psicopedagogia. 2010: 27(83): 223-35.

SILVA, D. A. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso Apresentado como requisito parcial á obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física pela UniCEUB. Novembro. 2013. Brasília-DF.

SIQUEIRA, G. D. J. GUEDES, K. M. TOLENTINO, G. O. SILVA, I. O. PEREIRA, L. C. G. VENÃNCIO, P. E. M. Desempenho Psicomotor de Crianças de 05 a 06 anos de Cemeis da Cidade de Anápolis. GO. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul/ Unisc. Setembro. 2015.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos