As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education

Autores

  • Altemar Santos Vidal Florida Christian University, Orlando, Florida - USA
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2443

Palavras-chave:

Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem

Resumo

Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa  baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre  quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade;  Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a  formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altemar Santos Vidal, Florida Christian University, Orlando, Florida - USA

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Licenciatura Plena em química pela Universidade Estadual do Ceará e Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu (FAT).  

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 


 



Referências

ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. Esp., p.31-48, abr. 2011.

BEHRENS, Marilda Aparecida; CARPIM, Lucymara. A formação dos professores de educação profissional e o desafio do paradigma da complexidade. In: PRYJMA, Marielda (Org.). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: Ed. UFPR, 2013.

BORTOLINE, et al. Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação no processo educativo. Revista destaques acadêmicos, CCH/UNIVATES, v. 4, n. 2, p. 141-150, 2012.

BRANDÃO NETO, M. L. As imagens projetadas pelo computador como facilitadoras do ensino/aprendizagem: uma análise do ensino nas escolas municipais de Amélia Rodrigues-BA. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.

CANIATO, Rodolpho. Com Ciência na Educação. 3ª reimpressão. Campinas: São Paulo. Papirus, 1997.

CABEZUDO, Alicia. et al. Guia prático para a educação global conceitos e metodologias no âmbito da educação global para educadores e decisores políticos. Lisboa: Global Education Guidelines Working Group, 2010.

FÜHR, Regina Candida. O DILÚVIO DIGITAL E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO 4.0 E NA INDÚSTRIA 4.0. In: FOSSATTI, Paulo; JUNG, Hildegard Susana. Investigação em governança universitária: memórias, Canoas: Uninasalle, 2018. p. 188-200.

FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. Como conciliar ensino de história e as novas tecnologias? 2018. Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumosanais/CyntiaSFranca.pdf.

Acesso em 12 de set de 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016

KENSKI. Educação e tecnologias. 2º ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MEANS, B. Using Technology To Support Education Reform. Education Development Corporation. U.S. Departmentof. Education. Septeber,1993. Disponível em <http://www.ed.gov/pubs/EdReformStudies/TechReforms/tittle.html>

Acesso em 13 de set de 2019.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa, v. 1, n. 1, p. 77-86, 2006.

OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, A. C. C. O uso da engenharia didática como ferramenta facilitadora para utilização e produção de objetos de aprendizagem a partir da formação inicial e continuada de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 13, p. 46-65, 2018.

PALFREY, J. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROSA, R. O potencial educativo das TIC’s no ensino superior: uma revisão siste-mática. 2013. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade de Uberaba. Uberaba/MG, 2013.

SANDRE, L. P. Novas tecnologias no curso de história: uma didática possível. Faculdade Quirinópolis, Goiás, 2018. Disponível em: < http://pos.historia.ufg.br/up/113/o/27 - _Novas Tecnologias no Curso de hist.%C3%B3ria.pdf>. Acesso em 12 de setembro de 2019.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. 1. Ed., 2reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015.

WEINERT, M. E. O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 154f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão