Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita / Pedagogical Practices to Encourage Reading and Writing

Autores

  • Lecenilda Barbosa Rocha Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2438

Palavras-chave:

Prática. Ensino. Formação de professores

Resumo

O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Oliveira (2014), Mortatti (2016), Silva (2011), Frade (2014), orientam sobre aspectos históricos da leitura e escrita; Moreira, Vicente e Maraschin (2017), Soares (2018), Franco (2016), que discorrem sobre práticas pedagógicas de ensino da leitura e escrita; Beskow e Beskow (2015), Savage (2015), que refletem sobre os métodos de incentivo à leitura e escrita; além de autores como Fernandes (2016), Rios (2015), Nóvoa (1992). e Salomão (2014), que discutem sobre a importância da leitura e escrita para a formação do discente.  Os resultados evidenciaram que  cabe formalmente a escola e aos professores desenvolverem as relações entre a leitura e o indivíduo, em todas as suas interfaces. É importante ressaltar que a leitura é a base do processo de alfabetização e da formação da cidadania. Nesta perspectiva, cada professor deve ter claro que educa-se para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, individual e social.

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Biografia do Autor

Lecenilda Barbosa Rocha, Florida Christian University

1 Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Amapá (2017) e graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Professora das séries iniciais do Governo do Estado do Amapá, Brasil.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 




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Publicado

2020-05-30

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