A expansão do ensino a distância e os desafios para assegurar a qualidade na graduação: Um estudo realizado com Instituições de Ensino Superior em Juazeiro do Norte-CE / The Expansion of distance education and the challenges to ensure quality in graduation: A study carried out with Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Francisca Jacqueline Soares dos Santos Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Marcus Emanuel Oliveira Lima URCA/CE
  • Piedley Macedo Saraiva Universitário da Faculdade Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2431

Palavras-chave:

Ensino a Distância. Recursos. Desafios.

Resumo

Este trabalho pretende analisar o ensino a distância na graduação a partir da formação dos professores, como isso pode ter influência no preconceito com essa modalidade e a garantia de sua qualidade. Expondo, assim, os desafios que estão presentes para esses tipos de curso, mesmo com o avanço tecnológico, face a necessidade da preparação dos educadores para a especificidade desse tipo de ensino. Trata-se de uma pesquisa em que foi utilizado o método histórico-crítico, além da utilização da técnica de revisão bibliográfica para avaliar como se deu o avanço do Ensino a Distância e sua receptividade, relacionando com a formação docente. Dessa forma, foram utilizadas produções acadêmicas atualizadas versando sobre o tema, priorizando as que tenham sido produzidas nos últimos cinco anos, visando assim acompanhar a situação atual da sociedade e da tecnologia existente. Para alcançar o objetivo pretendido por essa pesquisa foi realizada pesquisa descritiva e os dados foram obtidos através de entrevista realizada com alunos de quatro instituições de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para melhor análise, os dados foram apresentados em gráficos. Como resultado, pode-se verificar a percepção dos alunos sobre a realização do curso de graduação à distância, identificando as características desejáveis, os recursos tecnológicos que mais contribuem para a aprendizagem, e ainda citar as principais vantagens e as dificuldades encontradas ao longo do curso.

 

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Biografia do Autor

Francisca Jacqueline Soares dos Santos, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

¹ Graduada em Administração de Empresas pela FAP – Faculdade Paraíso do Ceará com Pós-Graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Fap e espacialização em andamento em Políticas de Desenvolvimento em Gestão de Recursos Humanos pela Unileão – Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Marcus Emanuel Oliveira Lima, URCA/CE

² Especialista em Direito Penal e Criminologia (URCA/CE). Cursando MBA em Gestão de Conflitos, Mediação, Conciliação e Arbitragem (FAP/CE). Bacharel em Direito (FAP/CE). Graduando em Administração (FAP/CE). Advogado e Consultor Jurídico. E-mail: [email protected]

Piedley Macedo Saraiva, Universitário da Faculdade Paraíso

³ Mestre em Gestão estrategica pela UNISAL, Cursando mestrado em Desenvolvimento regional, especilista em Docência do ensino superior, competencias gerenciais, marketing digital, graduado em administração de empresas, professor universitario da Faculdade Paraiso do Ceará. [email protected].


 


 


 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos