A expansão do ensino a distância e os desafios para assegurar a qualidade na graduação: Um estudo realizado com Instituições de Ensino Superior em Juazeiro do Norte-CE / The Expansion of distance education and the challenges to ensure quality in graduation: A study carried out with Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte-CE

Francisca Jacqueline Soares dos Santos, Marcus Emanuel Oliveira Lima, Piedley Macedo Saraiva

Resumo


Este trabalho pretende analisar o ensino a distância na graduação a partir da formação dos professores, como isso pode ter influência no preconceito com essa modalidade e a garantia de sua qualidade. Expondo, assim, os desafios que estão presentes para esses tipos de curso, mesmo com o avanço tecnológico, face a necessidade da preparação dos educadores para a especificidade desse tipo de ensino. Trata-se de uma pesquisa em que foi utilizado o método histórico-crítico, além da utilização da técnica de revisão bibliográfica para avaliar como se deu o avanço do Ensino a Distância e sua receptividade, relacionando com a formação docente. Dessa forma, foram utilizadas produções acadêmicas atualizadas versando sobre o tema, priorizando as que tenham sido produzidas nos últimos cinco anos, visando assim acompanhar a situação atual da sociedade e da tecnologia existente. Para alcançar o objetivo pretendido por essa pesquisa foi realizada pesquisa descritiva e os dados foram obtidos através de entrevista realizada com alunos de quatro instituições de ensino superior da cidade de Juazeiro do Norte – CE. Para melhor análise, os dados foram apresentados em gráficos. Como resultado, pode-se verificar a percepção dos alunos sobre a realização do curso de graduação à distância, identificando as características desejáveis, os recursos tecnológicos que mais contribuem para a aprendizagem, e ainda citar as principais vantagens e as dificuldades encontradas ao longo do curso.

 


Palavras-chave


Ensino a Distância. Recursos. Desafios.

Texto completo:

PDF

Referências


ARETIO, L.G. Bases, mediaciones y futuro de la Educación a distancia em la sociedade digital. Madrid: Editorial Síntesis, 2014.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6ªed. Atlas, 2017.

GONÇALVES, H. de A. Manual de artigos científicos. São Paulo: Avercamp, 2004. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA (INEP). Resumo Técnico do Censo da Educação Superior. 2013. Disponível em http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_edu cacao_superior_2013.pdf. Acesso em: agosto 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO

TEIXEIRA (INEP). Indicadores de Fluxo do Ensino Superior. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep- disponibiliza-indicadores-de-fluxo-da-educacao-superior/21206. Acesso em: março 2019.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Atlas, 2010.

LEITE, F. T. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa - monografias, dissertações, teses e livros. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

LEITE, S.S.F; ROSA, M.B. O comportamento autônomo dos alunos da educação à distância e a construção do conhecimento. São Paulo: v. 1, n.2, 2017

LOBO NETO, F.J da S. Educação à Distância – Referências e Trajetórias. 1ªed. ABT

– Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, 2002.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Regulamentação da EAD no Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php. Acesso em: 28 de julho de 2019.

PINO, A. S. Educação à distância: propostas pedagógicas e tendências dos cursos de graduação. Tese (doutorado) – Universidade Nove de Julho. São Paulo. 2017.

RIBAS, C. O profissional da informação: rumos e desafios para uma sociedade inclusiva. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 3, set./dez. 2007, p47-57.SANTOS, P. K.; SANTOS, E. R. dos; OLIVEIRA, H. de. Educação e Tecnologias. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

VALENTE, J.A. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, L; TANZI NETO, A; TREVISANI, F. De M. (Org). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

VIANNEY, J; TORRES, P.; SILVA, E. A Universidade virtual no Brasil: o ensino superior à distância no país. Tubarão, SC: Unisul, 2003.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2431

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Francisca Jacqueline Soares dos Santos, Marcus Emanuel Oliveira Lima, Piedley Macedo Saraiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: