A Gestão Democrática e as Políticas de Provimento do cargo de Gestor Escolar / Democratic Management and Supply Policies for the Position of School Manager

Sthelamarys Costa Dantas Cornélio, Maria Adriana Calixto de Brito, Raimundo Fernandes de Almeida Júnior, Elisângela Maria de Oliveira Melo

Resumo


Analisa as formas de provimento ao cargo de diretor e as perspectivas e consequências vem a causar dentro do campo da democracia escolar. São estudadas as modalidades por eleição, concurso público de provas de títulos, acesso por carreira e indicação política, enfatizando o último meio de acesso que é alvo de grandes críticas, por estar a contribuir cada vez mais ao favoritismo político. Destaca a preocupação com a qualidade do ensino- aprendizagem e investiga até que ponto este foco central da educação pode ter interferências a melhor forma de promover a gestão democrática dentro da instituição de ensino, mas que por ainda estar em processo de adaptação é possível de acertos e erros. Busca-se, também, fazer-se entender se a essência do gestor democrático faz ligações com o seu meio de acesso ao o seu compromisso particular de trabalho.

 


Palavras-chave


Provimento; perspectivas; democracia escolar; modalidades; ensino aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BERTAN, Tereza Conhados. Os cargos de direção das escolas públicas doPanamá: a trama das relações de poder. 1996: Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1995.

CORRÊA, João Jorge. Eleição para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte MG no período de 1989 a 1994 a 1995. Dissertação ( Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,1995.

DOURADO, Luís Fernando: Costa, Messias; Escolha de dirigentes escolaresno Brasil: relatório final de pesquisa. Brasília; ANAE, 1998.

MARÉS, Carlos. Eleição de diretores e democracia na escola. Ande, São Paulo, V.3n, 6, p.49-50,1983.

MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra é fogo, democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas Faculdade de Educação, Unicamp,2000.

PADILHA, P,R: Diretores escolares e gestão democrática da escola.IN : Construindo a escola cidadã, projeto político pedagógico /Secretaria de Educação a Distãncia.Brasília;MEC, SEED.1998.

PARO Vítor Henrique. Eleição de diretores: a escola a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

VICENTE, N: Guia do gestor escolar:da escola de qualidade mínima garantida á escola com garantia de qualidade; Porto: ASA,2004.

Documentos Consultados: LDB..Lei de Diretrizes e Base da educação Nacional.Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

SITES * portalideb. Inep. Gov.br> disponível e pesquisado em 20/04/2019 . (*Fvc.org.br).




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2405

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Sthelamarys Costa Dantas Cornélio, Maria Adriana Calixto de Brito, Raimundo Fernandes de Almeida Júnior, Elisângela Maria de Oliveira Melo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: