A Gestão Democrática e as Políticas de Provimento do cargo de Gestor Escolar / Democratic Management and Supply Policies for the Position of School Manager

Autores

  • Sthelamarys Costa Dantas Cornélio Universidade Regional do Cariri
  • Maria Adriana Calixto de Brito Universidade Regional do Cariri
  • Raimundo Fernandes de Almeida Júnior ATENAS COLLEGE UNIVERSITY
  • Elisângela Maria de Oliveira Melo Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2405

Palavras-chave:

Provimento, perspectivas, democracia escolar, modalidades, ensino aprendizagem

Resumo

Analisa as formas de provimento ao cargo de diretor e as perspectivas e consequências vem a causar dentro do campo da democracia escolar. São estudadas as modalidades por eleição, concurso público de provas de títulos, acesso por carreira e indicação política, enfatizando o último meio de acesso que é alvo de grandes críticas, por estar a contribuir cada vez mais ao favoritismo político. Destaca a preocupação com a qualidade do ensino- aprendizagem e investiga até que ponto este foco central da educação pode ter interferências a melhor forma de promover a gestão democrática dentro da instituição de ensino, mas que por ainda estar em processo de adaptação é possível de acertos e erros. Busca-se, também, fazer-se entender se a essência do gestor democrático faz ligações com o seu meio de acesso ao o seu compromisso particular de trabalho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthelamarys Costa Dantas Cornélio, Universidade Regional do Cariri

1  Especialização em Biologia e Química pela Universidade Regional do Cariri.  Professor da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte , Brasil. [email protected];

Maria Adriana Calixto de Brito, Universidade Regional do Cariri

2  Graduação em letras pela Universidade Regional do Cariri e Fisioterapia pela Leão Sampaio. Professora de educação especial em sala de atendimento educacional especializado Prefeitura de Juazeiro. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FJN), Psicopedagogia (UVA), Fisiologia do Exercício (UVA), Gestão Escolar (CETEB), Docência do Ensino Superior (UVA) e Dermato Funcional (São Camilo);

Raimundo Fernandes de Almeida Júnior, ATENAS COLLEGE UNIVERSITY

3  Mestrando em Ciências da Educação pela ATENAS COLLEGE UNIVERSITY, Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA e no Ensino de Língua Portuguesa. Graduado em Pedagogia com habilitação em Magistério e Gestão da Escola de Educação Básica e em Letras com Habilitação no Ensino de Português e Literatura da Língua Portuguesa. ;

Elisângela Maria de Oliveira Melo, Universidade Regional do Cariri - URCA

4  Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA.


 

Referências

BERTAN, Tereza Conhados. Os cargos de direção das escolas públicas doPanamá: a trama das relações de poder. 1996: Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1995.

CORRÊA, João Jorge. Eleição para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte MG no período de 1989 a 1994 a 1995. Dissertação ( Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas,1995.

DOURADO, Luís Fernando: Costa, Messias; Escolha de dirigentes escolaresno Brasil: relatório final de pesquisa. Brasília; ANAE, 1998.

MARÉS, Carlos. Eleição de diretores e democracia na escola. Ande, São Paulo, V.3n, 6, p.49-50,1983.

MENDONÇA, Erasto Fortes. A regra é fogo, democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas Faculdade de Educação, Unicamp,2000.

PADILHA, P,R: Diretores escolares e gestão democrática da escola.IN : Construindo a escola cidadã, projeto político pedagógico /Secretaria de Educação a Distãncia.Brasília;MEC, SEED.1998.

PARO Vítor Henrique. Eleição de diretores: a escola a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

VICENTE, N: Guia do gestor escolar:da escola de qualidade mínima garantida á escola com garantia de qualidade; Porto: ASA,2004.

Documentos Consultados: LDB..Lei de Diretrizes e Base da educação Nacional.Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

SITES * portalideb. Inep. Gov.br> disponível e pesquisado em 20/04/2019 . (*Fvc.org.br).

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos