Desenvolvimento Profissional e implicações na atuação Docente: Retratos de egressas do Curso de Pedagogia PARFOR - Serrinha/BA / Professional Development and Implications in the Teaching Activities: Portraits of Graduates of the Pedagogy Course PARFOR - Serrinha / BA

Autores

  • Natiele Rios Rosário Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ivonete Barreto de Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Marcelo Maximo Purificação UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2398

Palavras-chave:

Egressas. PARFOR. Pedagogia

Resumo

O presente artigo pretende socializar os resultados de uma pesquisa de Iniciação Cientifica (IC) CNPq/UNEB. A metodologia deste estudo esteve ancorada na pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta das informações a entrevista semiestruturada com cinco professoras egressas do PARFOR/Serrinha-BA, com o objetivo de analisar o processo de desenvolvimento profissional de egressas do PARFOR/ Pedagogia/Serrinha-BA, no período 2015 a 2018 e suas implicações na atuação docente. Os teóricos que balizaram este estudo foram: Amorim e Souza (2018), Day (2001), Gatti e Barreto (2009), Nóvoa (2009) e Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), os quais apresentam importantes considerações sobre o tema conceituado. A pesquisa permitiu constatar que o desenvolvimento profissional docente é um empreendimento para/por toda a vida, surgindo na formação inicial, o que não se constitui em uma tarefa fácil para os professores, tendo em vista que este processo o envolve em caráter integral: vida pessoal/histórias de vida e o percurso/acontecimentos da vida profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natiele Rios Rosário, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa EPODS.

Ivonete Barreto de Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pedagoga. Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC.Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo PPGFSC-UCSAL. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UNEB/campus XI. Professora e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES)Campus XI. [email protected]

Marcelo Maximo Purificação, UNIFIMES/Goiás e Universidade de Coimbra

Pós-Doutor Júnior em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra (UC-PO, 2014-2016), Pós-Doutorando em Formação de Professores e Identidade Cultural/Gênero - Escola Superior de Educação de Coimbra/ESEC (2016-), supervisionado pela profª Drª Filomena Teixeira. Doutor em Ciências da Religião - área de concentração Movimentos Sociais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás-(PUC-GO, 2010-2014,Conceito 5 na CAPES), orientado pelo prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros. Mestre em Teologia com área de concentração em Educação Comunitária - Infância e Juventude pela Faculdade EST/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FEST/UFRGS, 2007-2009, Conceito 6 na CAPES), orientado pela profª Drª Marga Janete Ströher. Mestre em Ciências da Educação -área de concentração Currículo pela Universidade Evangélica (UEP,2006-2009). Possui especialização em Docência do Ensino Superior (2003); Gestão e Orientação Educacional (2008); Educação Matemática (2011) e Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (2017). Possui formação a nível de Graduação multidisciplinar, com Licenciatura Plena em: Matemática (UEG); Pedagogia(ICSH/UFG); Filosofia (FBB/UNIT); e Bacharelado em Teologia (FATEBOV) (Cursados entre 1994 a 2012). É Professor P-IV Estatutário na SEDUCE Goiás(1999-) e Professor Titular no U/F Mineiros- UNIFIMES (2014, também estatutário). Está como Professor Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (no Brasil, 2012-) e na AFIRSE - Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (em Portugal, 2014-). Líder do GEP-NEPEM- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES (2014-, com pesquisas nas áreas de Processos Educativos e Formação de Professores) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, 2016 -, com pesquisas na área Educação, Gênero e Identidade), Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (GPETSDIAM) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM, 2016-,com pesquisa na área de Educação e Identidade), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (GEPERCS/UNEB, 2017-com pesquisas em: Educação, Juventude, Religiosidade e Cultura de Paz) e no Grupo de Fitotecnia (NEPF), UNIFIMES (2016-, com pesquisa na área de Educação do Campo e Sociologia Rural).

Referências

AMORIM, Ivonete Barreto de; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. Desenvolvimento profissional docente: perspectivas de professoras egressas do curso de Pedagogia do PARFOR. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; SILVA, Sandra Célia Coelho Gomes da; SOUZA, Sueli Ribeiro Mota. (Orgs). Educação em perspectivas: interfaces do saber insurgente. Curitiba: CRV, 2018. (p.31-43)

DAY, Christopher. Ser professor. Desenvolver-se como profissional. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.15-45

DAY, Christopher. Os professores enquanto investigadores. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.47-84

DAY, Christopher. Compreender o desenvolvimento profissional dos professores. Experiência, saber-fazer profissional e competência. In: DAY, CHRISTOPHER. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.85-114

DAY, Christopher. Auto-avaliação: avaliação, mudança e plano de desenvolvimento pessoal. In: DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto, 2001. p.115-145

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. A formação continuada em questão. In: GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. (Coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, UNESCO, 2009. p. 199-234.

NÓVOA, Antonio. Para uma profissão de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Educa, 2009. p.25-46.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Um quadro paradigmático para a mudança: a propósito da formação e da profissionalização docente inicial. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.17-47

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Um quadro paradigmático para a mudança: a propósito da formação e da profissionalização docente inicial. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.47-96.

RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Para saber o rumo da mudança: a propósito de um modelo profissional. In: RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios.2ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p.97-132

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão