Um Diálogo entre Piaget, Vygotsky e Wallon sobre as categorias de Desenvolvimento e Aprendizagem / A Dialogue between Piaget, Vygotsky and Wallon on the Development and Learning categories

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2369

Palavras-chave:

Teorias psicogenáticas, Piaget, Vygotsky e Wallon, Aprendizagem, Desenvolvimento

Resumo

Neste artigo discutimos as categorias de desenvolvimento e aprendizagem segundo a ótica dos autores Piaget, Vygotski e Wallon. Procuramos no trabalho aqui apresentado explorar a abordagem de cada teórico em linhas gerais, e especificamente sobre as duas categorias mencionadas. Com isto, buscamos estabelecer um possível diálogo entre os autores supracitados com a ênfase em avançar nas discussões sobre o tema da inter-relação entre aprendizado e desenvolvimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Romero Pereira de Araújo, Universidade Regional do Cariri – URCA

1 Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, psicólogo e professor do Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Referências

ARAÚJO. Cláudio Romero Pereira de. Vygotski e educação: o que falam os docentes? Crato: RDS Editora, 2014

DANTAS, Heloisa. Henry Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil, 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (Educação e conhecimento)

LA TAILLE, Yves et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1993.

LÓPEZ, R. E. Introdução à Psicologia Evolutiva de Jean Piaget, São Paulo: Editora Cultrix ltda.,1993.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

PIAGET, J.e INHELDER, B. A psicologia da criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2006.

______. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. São Paulo: Pioneira, 1976.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed.São Paulo: Cortez, 2007.

VIGOTSKI. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Psicologia e pedagogia).

_______. L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (Organizadores Michael Cole et al). Tradução de José Cipolla Neto. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.

. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

__. Fundamentos de defectologia. Obras escogidas. Madri: Visor, 1997. v.5.

. Teoria e método em psicologia. Tradução de Cláudia Berliner. Revisão de Elzira Arantes. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1981.

. A evolução psicológica da criança. Martins Fontes: São Paulo, 2007.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão