Um Diálogo entre Piaget, Vygotsky e Wallon sobre as categorias de Desenvolvimento e Aprendizagem / A Dialogue between Piaget, Vygotsky and Wallon on the Development and Learning categories
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2369Palavras-chave:
Teorias psicogenáticas, Piaget, Vygotsky e Wallon, Aprendizagem, DesenvolvimentoResumo
Neste artigo discutimos as categorias de desenvolvimento e aprendizagem segundo a ótica dos autores Piaget, Vygotski e Wallon. Procuramos no trabalho aqui apresentado explorar a abordagem de cada teórico em linhas gerais, e especificamente sobre as duas categorias mencionadas. Com isto, buscamos estabelecer um possível diálogo entre os autores supracitados com a ênfase em avançar nas discussões sobre o tema da inter-relação entre aprendizado e desenvolvimento.
Downloads
Referências
ARAÚJO. Cláudio Romero Pereira de. Vygotski e educação: o que falam os docentes? Crato: RDS Editora, 2014
DANTAS, Heloisa. Henry Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil, 15 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. (Educação e conhecimento)
LA TAILLE, Yves et al. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1993.
LÓPEZ, R. E. Introdução à Psicologia Evolutiva de Jean Piaget, São Paulo: Editora Cultrix ltda.,1993.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
PIAGET, J.e INHELDER, B. A psicologia da criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Difel, 2006.
______. Da lógica da criança à lógica do adolescente: ensaio sobre a construção das estruturas operatórias formais. São Paulo: Pioneira, 1976.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed.São Paulo: Cortez, 2007.
VIGOTSKI. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (Psicologia e pedagogia).
_______. L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. (Organizadores Michael Cole et al). Tradução de José Cipolla Neto. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.
VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.
__. Fundamentos de defectologia. Obras escogidas. Madri: Visor, 1997. v.5.
. Teoria e método em psicologia. Tradução de Cláudia Berliner. Revisão de Elzira Arantes. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1981.
. A evolução psicológica da criança. Martins Fontes: São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.