Desenvolvimento Profissional Docente: Um Processo Contínuo de Formação / Teaching Professional Development: A Continuous Training Process

Autores

  • Thereza Denise Luna Parente Brasileiro Universidade Regional do Cariri- URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2312

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Docência, Formação

Resumo

O presente artigo apresenta uma abordagem sobre o tema Desenvolvimento Profissional Docente. Tem como objetivo refletir sobre os distintos aspectos do desenvolvimento profissional e sobre as possibilidades de transformação para a otimização do processo de formação contínua dos professores. Este estudo caracteriza-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, a partir do pensamento entre os autores embasadas nas leituras de diferentes obras. O desenvolvimento profissional docente, processo contínuo de formação, necessita ser valorizado, repensado e melhor desenvolvido levando em conta as bases que fundamentam as ações das instituições de ensino. As atualizações contínuas no aprendizado são indispensáveis para alcançar qualquer objetivo profissional, a atualização de conhecimentos deve ser encarada como um instrumento e estratégia de crescimento profissional e pessoal.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thereza Denise Luna Parente Brasileiro, Universidade Regional do Cariri- URCA


1Aluna do programa de Mestrado em Ensino, da Universidade do Vale do Taquari - Univates; Pós-graduada em Arte e Educação pela Universidade Regional do Cariri- URCA; Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri- URCA. [email protected]

Referências

GUSKEY, T. R. Professional development and teacher change. Teachers and teaching: theory and practice. v. 8, n. 3/4, 2002. Disponível em: < physics.gmu.edu/~hgeller/TeacherWorkshop/Guskey2002.pdf >.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Ouro Preto, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009a.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009b.

NÓVOA, A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação do professor. In: GATTI, B. A. et al. (Orgs.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: UNESP, 2013. p. 199-210.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, p. 4-14, v15, n. 2, 1986.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Edição

Seção

Comment