Leitura nos anos iniciais: O despertar para o prazer da leitura na fase inicial da escolarização da criança / Reading in the early years: Awakening to the pleasure of reading in the early stages of schooling

Autores

  • Maria do Socorro Ribeiro de Oliveira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2301

Palavras-chave:

Anos iniciais, Criança, Família, Incentivo, Leitura

Resumo

Este trabalho de pesquisa fala sobre a importância da leitura nos anos iniciais e busca responder o seguinte questionamento: Como despertar o gosto pela leitura em crianças no início de sua escolarização? Estudos forma realizados para atender os seguintes objetivos: demonstrar a importância da leitura na fase inicial do Ensino Fundamental; estimular a leitura; estabelecer uma relação de prazer pelo ato de ler e mostrar que a leitura pode mudar a vida da criança através da leitura constante e prazerosa. A pesquisa pode contribuir positivamente para ampliar a visão dos educadores sobre a inclusão da leitura nos anos iniciais. Fala da relevância do incentivo ao ato de ler, tanto pela família, como pela escola e salienta a importância da contribuição dos pais para o processo de aprendizagem. O ato de ler precisa ser estimulado para que seja introduzido na vivência dos alunos como uma atividade que promove mudanças de estado e comportamentos. A leitura contribui para o crescimento social das crianças. Este trabalho apresenta abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e contou com autores como Bandeira (2015), Corrêa (2012), Fischer (2006), Martins (2006) e Silveira (2005). Concluiu-se que é fundamental o incentivo à leitura nas séries iniciais, através da família, da escola e do poder político, para se formar leitores a fim de criar uma sociedade convicta de seus direitos e deveres.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ribeiro de Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].


 

 

 

Referências

ANDRADE, B.A; MARTINS.I. Discursos de professores de ciências sobre leitura: Investigações em Ensino de Ciências – V11(2), pp. 121-151, 2006

BANDEIRA, C.D. Família na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica – Especialização em Gestão Escolar – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2015.

BRASIL. PCN´s, Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa, 1997.

CORRÊA, Juliana de Oliveira. Prática de leitura em sala de aula. Evidência, Araxá, v. 8, n. 8, p. 157-164, 2012.

FISCHER, Roger Steven. História da Leitura. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2006.

LOPES, J. R; ABREU, M.C.M; MATTOS. M.C.E- Caderno do educador: Alfabetização e letramento I. Brasília: Ministério da Educação Secretaria da Educação Continuada. 2ª ed. 2010

MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006 – (Coleção primeiros passos; 138

PEREIRA, E. J; Frazão. G. C;Santos. L. C. Leitura Infantil: O valor da leitura para formação de futuros leitores. Janeiro 2012.

PIMENTEL. G; BERNARDES. L;SANTANA.M; Brasília: Biblioteca Escolar-Universidade de Brasília , 2007 – disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 04 março2018.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos teóricos e estratégias de leitura: suas aplicações no ensino – Maceió: EDUFAL, 2005.

SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Caminhos para a formação do leitor. 1.ª ed. São Paulo:DCL, 2004.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida. Rio de Janeiro: Qualitymark, Ed. 1997.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Comment