Sociedade, Currículo e Novas Tecnologias: Desafios Educacionais na Era da Informação / Society, Curriculum and New Technologies: Educational Challenges in the Information Age

Autores

  • Rosineia Oliveira dos Santos FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU Sociedade, Currículo e Novas Tecnologias: Desafios Educacionais na Era da Informação https://orcid.org/0000-0003-3798-1319
  • Luis Fernando Ferreira de Araújo SENAC SP
  • Ely Roberto de Souza Pereira Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Gilmar Afonso de Lucas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2299

Palavras-chave:

Currículo, Novas Tecnologias, Sociedade, Conhecimento

Resumo

Temos como objetivo compreender o currículo educacional voltado para as novas tecnologias. Como problema de pesquisa temos porque com as novas tecnologias é necessário um novo modelo de currículo educacional? cada vez mais são formados profissionais na área da educação, com um currículo ultrapassado e esses profissionais, sem conhecimento, acessam sistemas de ensino totalmente voltado para fins tecnológicos. Devemos disponibilizar e instruir nossos educadores para este fim, uma vez que essa área é uma das que mais crescem no mundo. Utilizamos como metodologia, a pesquisa bibliográfica tendo como base, os artigos que foram publicados na base de dados da CAPES. Com esse método, verificamos quantos trabalhos foram publicados em revistas científicas que abordam a temática (novas tecnologias, currículo educacional e sociedade do conhecimento) a partir de 2010. Por fim, pretendemos responder as inquietações levantadas e também discutir novas abordagens de implementação curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosineia Oliveira dos Santos, FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU Sociedade, Currículo e Novas Tecnologias: Desafios Educacionais na Era da Informação

estre em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia Organizacional e Docência do Ensino Superior - UNIP/SP. Graduada em Administração de empresas pela Faculdade Sumaré. Docente nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), nas disciplinas: Fundamentos da Administração e Sistemas de Informações Gerenciais. Atuando a mais de 20 anos na área empresarial e com desenvolvimento de pessoas. Experiente docente nas disciplinas Relações Interpessoais na Comunicação nos cursos de Mediação e Conciliação, Metodologia Científica e Didática do Ensino Superior, Tecnologias de ensino e ciências da natureza (EAD); Metodologia de ensino de ciências da natureza no ensino fundamental (6º a 9º série) (EAD). Correções de textos acadêmicos, com normas e padrões ABNT e APA, análise de conteúdos didáticos, aulas à distância (EAD) de Metodologia Científica e Didática do Ensino Superior em cursos Lato Sensu na área jurídica e de Negócios. Colunista de jornais de bairro de grande circulação. e-mail: [email protected]

Luis Fernando Ferreira de Araújo, SENAC SP

Professor Doutor em educação

 

Ely Roberto de Souza Pereira, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Especialização em Novas Tecnologias de Ensino-Aprendizagem pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Brasil. Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, Brasil. E-mail: [email protected]

 

Gilmar Afonso de Lucas, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

4 Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Docente na área de Negócios e Hospitalidade do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, Brasil. E-mail: [email protected].

Referências

ALMEIDA et al. Os usos das tecnologias móveis na escola: uma nova forma de organização do trabalho pedagógico. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino UNICAMP, Campinas, 2007.

ALMEIDA, Fernando José. Paulo Freire. Folha. São Paulo. 2009.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Transformações no trabalho e na formação

docente na educação a distância on-line. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, nov.

ALMEIDA, Maria Elizabeth B de.; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 1, 2011.

BRASIL, Resolução CNE/CEB n. 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, 2010.

CAPES, COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de Periódicos da Capes. Pesquisa palavras-chave (2010-2019). Disponível em: <http://www.capes.gov.br>. Acesso em: 20 maio. 2019.

FRANÇA, T. B. A gestão educacional e as novas TICs aplicadas à educação. Armário da Produção Acadêmica Docente, v. 4, n. 8, 2010.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, 2007.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

ZUIN, A. A. S. O plano nacional de educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, jul/set. 2010.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão