Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School

Autores

  • Maria Ednalva da Silva Pereira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC
  • Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveira Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2298

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Imersão, Ambientação, Aperfeiçoamento, Práticas

Resumo

Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva.

 

Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas

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Biografia do Autor

Maria Ednalva da Silva Pereira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC

[1] Graduanda em Pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC. [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC

[2] Pedagoga. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central FACHUSC. [email protected];

Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco

[3] Mestre, Universidade Católica de Pernambuco. [email protected].



Referências

BRASIL. Constituição Federal, 1988. Art. 206. Inc.I)

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBN – Lei nº 9394/96, art. 58.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, Lei nº 8.069/90.

KUNZ, Elenor. Didática da educação física 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 160p. Coleção educação física. (2001)

PIMENTA S. G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed. 1999.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos