Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies

Autores

  • Cícera Cíntia Morais Pinheiro Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;
  • Maria de Fátima Teixeira Lima Universidade Atenas

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2285

Palavras-chave:

Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusão

Resumo

O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo,  tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;

1 Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento e pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora Especialista do Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte , Brasil;

Maria de Fátima Teixeira Lima, Universidade Atenas

2 Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Atenas. [email protected].


 

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BORON, Atilio. Os ‘novos leviatãs’ e a pólis democrática: neoliberalismo, decomposição estatal e decadência da democracia na América Latina, em Sader, Emir & Gentili, Pablo (eds.) Pós-neoliberalismo II: que estado para que democracia? (Petrópolis: Vozes, 1999).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e terra, 1987.

FRIGOTTO, Gaudêncio Introdução, in: Ferreira, Márcia Ondina. V. & Gugliano, Alfredo Alejandro (eds.), Fragmentos da globalização na educação: uma perspectiva comparada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DEL PINO, M.A.B. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 4 ed.São Paulo: Cortez, 2008, v. 1, p. 65-88.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Comment