Relações pertinentes entre as políticas educacionais brasileiras na atualidade e as políticas econômicas neoliberais / Relevant relations between Brazilian educational policies nowadays and neoliberal economic policies
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2285Palavras-chave:
Política Pública, neoliberalismo, escola e exclusãoResumo
O presente artigo aborda a temática em relação a pertinência entre a política educacional brasileira e o neoliberalismo, tendo em vista as leituras comparativas feitas pelas autoras aferindo, confrontando e assemelhando as concepções pró e divergentes defendidas nos textos. Objetiva-se refletir as políticas educacionais e suas intencionalidades no âmbito escolar e na vida social em parceria com os pares evidenciado o modelo neoliberal e possíveis ações transformadoras na prática educacional. O cenário da Educação brasileira sempre foi um caso a se refletir, em especial, se o que está na teoria tão presente nas universidades, também se encontra na prática das escolas. Portanto o referido artigo possibilita refletir sobre o processo mais ampliado do sistema econômico neoliberal, viabilizando compreender os modelos adotados de políticas públicas educacionais vigentes no Brasil de forma mais rigorosa, permitindo a capacidade de avaliar suas relevâncias, bem como, suas insignificâncias, atendendo apenas aos caprichos do capital.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BORON, Atilio. Os ‘novos leviatãs’ e a pólis democrática: neoliberalismo, decomposição estatal e decadência da democracia na América Latina, em Sader, Emir & Gentili, Pablo (eds.) Pós-neoliberalismo II: que estado para que democracia? (Petrópolis: Vozes, 1999).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de janeiro: Paz e terra, 1987.
FRIGOTTO, Gaudêncio Introdução, in: Ferreira, Márcia Ondina. V. & Gugliano, Alfredo Alejandro (eds.), Fragmentos da globalização na educação: uma perspectiva comparada. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
DEL PINO, M.A.B. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Org.). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. 4 ed.São Paulo: Cortez, 2008, v. 1, p. 65-88.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.