Processo de alfabetização por meio das Literaturas Infantis / Literacy process through Children's Literatures
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i57.2267Palavras-chave:
Estratégia de Leitura, Literatura Infantil, letramento literário.Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem sua origem nos desafios experimentados como professora de alfabetização e na tarefa de formar leitores, o que motivou a busca de soluções por meio de estudos e de investigações. Tendo como ideia, que a leitura é um processo um tanto complexo a ser desenvolvido e não pode ser reduzido à mera decodificação de textos, mas sim, levar os alunos a serem investigadores e letrados. Em face a essa constatação adveio o interesse em desenvolver uma prática de professora/mediadora/multiplicadora, envolvendo as estratégias de leitura com livros infantis de um autor capixaba, na premissa de suscitar a apreciação literária com os alunos, do nível 1 da Educação Infantil de uma escola particular de Vila Velha/ES, na qual a pesquisadora atua em sala de aula, como alfabetizadora. A metodologia utilizada no estudo, foi a da pesquisa-ação, contemplando as Oficinas de Estratégias de Leitura com a Literatura Infantil, direcionadas aos alunos mencionados, sob a tutela dessa investigadora, em que consolidou-se uma experiência significativa de letramento literário, explicitado no estudo de caso. Dentre os teóricos que nos embasaram, têm como destaque Coelho,2010, Souza ,2012, Junqueira, 2012, Solé, 1998 e Zilberman, 2003 e outros autores que refletem a literatura infantil, a compreensão e a autonomia leitora, resultando em fruição. Os resultados nas compreensão das estratégias proporcionaram formas que levaram os alunos a se tornarem leitores, nos ajudando no processo de alfabetização.
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