A Educação Infantil entre Rimas e Versos / Early Childhood Education Between Rhymes and Verses

Autores

  • Josicléia de Oliveira Souza Universidade Federal do Ceará- UFC
  • Aldeir Lima dos Santos Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Francisco José Lopes Cajado Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2249

Palavras-chave:

Educação Infantil. Poesias. Aprendizagens

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises do projeto “Aprendendo com Poesias” desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macedo, em Juazeiro do Norte-Ceará, com crianças da pré-escola. O projeto foi efetivado por meio das seguintes atividades: reunião com os pais para apresentação do projeto; levantamento dos poetas e poetizas e suas poesias com as crianças; confecção de uma coletânea de poesias ilustradas; maleta itinerante; um livro com suas poesias das crianças; apresentação das poesias para a comunidade escolar; tarde de autógrafo; dramatizações; desenhos; experiências com recortes, colagens, pinturas, modelagens; investigações e descobertas; experiências com argila ou massa de modelar caseira feita em sala e massa de modelar industrializada.Com o projeto, conseguimos promover a ampliação do vocabulário infantil, brincar com as palavras, momentos ricos de socialização, interação e cooperação entre as crianças e entre elas e as professoras em todos os tempos da nossa rotina institucional. Esse projeto conseguiu estimular e envolver as famílias das crianças para o processo de aquisição dos diversos tipos de linguagens e novas experiências. Promovemos tempos, espaços, materiais e atividades para o desenvolvimento da criatividade e do protagonismo infantil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josicléia de Oliveira Souza, Universidade Federal do Ceará- UFC

[1] Professora da Educação Infantil da Rede Pública de Educação Infantil do Município de Juazeiro do Norte-Ceará. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Regional do Cariri – URCA; graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará- UFC. [email protected],

Aldeir Lima dos Santos, Universidade Regional do Cariri – URCA

2 Aldeir Lima dos Santos. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri – URCA; graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected]

Francisco José Lopes Cajado, Universidade Estadual do Ceará

3 Francisco  José Lopes  Cajado.Licenciado de Biologia  - UECE Bacharel em Ciências Biiológicas- UECE Mestre em Engenharia de Pesca – UFC Doutor em Biotecnologia Renorbio/UFC.

 


Referências

BARROS,M. .Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.

MURRAY, R. Receita de acordar palavras. In R. Murray, Receitas de olhar (Elvira Vigna, ilustr. 3a ed.). São Paulo: FTD, 1999.

Referenciais Curriculares Para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos