A Educação Infantil entre Rimas e Versos / Early Childhood Education Between Rhymes and Verses

Josicléia de Oliveira Souza, Aldeir Lima dos Santos, Francisco José Lopes Cajado

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises do projeto “Aprendendo com Poesias” desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor Manoel Correia de Macedo, em Juazeiro do Norte-Ceará, com crianças da pré-escola. O projeto foi efetivado por meio das seguintes atividades: reunião com os pais para apresentação do projeto; levantamento dos poetas e poetizas e suas poesias com as crianças; confecção de uma coletânea de poesias ilustradas; maleta itinerante; um livro com suas poesias das crianças; apresentação das poesias para a comunidade escolar; tarde de autógrafo; dramatizações; desenhos; experiências com recortes, colagens, pinturas, modelagens; investigações e descobertas; experiências com argila ou massa de modelar caseira feita em sala e massa de modelar industrializada.Com o projeto, conseguimos promover a ampliação do vocabulário infantil, brincar com as palavras, momentos ricos de socialização, interação e cooperação entre as crianças e entre elas e as professoras em todos os tempos da nossa rotina institucional. Esse projeto conseguiu estimular e envolver as famílias das crianças para o processo de aquisição dos diversos tipos de linguagens e novas experiências. Promovemos tempos, espaços, materiais e atividades para o desenvolvimento da criatividade e do protagonismo infantil.

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil. Poesias. Aprendizagens

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS,M. .Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.

MURRAY, R. Receita de acordar palavras. In R. Murray, Receitas de olhar (Elvira Vigna, ilustr. 3a ed.). São Paulo: FTD, 1999.

Referenciais Curriculares Para Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2249

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Josicléia de Oliveira Souza, Aldeir Lima dos Santos, Francisco José Lopes Cajado

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: