O Programa de Residência Pedagógica: Uma Alternativa para a Aproximação entre o Acadêmico e o Projeto Político Pedagógico da Escola / The Pedagogical Residence Program: An Alternative for Approaching the School Pedagogical Policy Project

Autores

  • Eloiza Roza Dias da Costa Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central,
  • João Felix da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Maria das Graças Bento Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2248

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Projeto Pedagógico, Estágio

Resumo

A pesquisa aborda a temática: “O Programa de Residência Pedagógica: uma alternativa para a aproximação entre o acadêmico e o Projeto Político Pedagógico da escola”. Surgiu da necessidade de analisar a importância do PRP que tem como objetivo principal uma melhor formação inicial e avaliação dos futuros professores, por serem acompanhados e orientados no período que estão participando das atividades escolares na educação básica e refletir sobre a importância do PPP de uma escola, sendo escolhida para o estudo de caso a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Alves Gondim, localizada no Distrito Santo André em Penaforte-CE. O pesquisador é graduando do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências humanas do Sertão Central, bolsista do PRP e realizou o Estágio Supervisionado na escola supracitada. O público alvo foi composto por 5 alunos do 9º ano, 10 professores, 1 diretor, 1 coordenador, 1 secretária e 5 representantes de alunos da referida instituição Para a coleta de dados foram utilizados procedimentos variados como a observações do contexto escolar, diálogos proximais com a comunidade, participação ativa no cotidiano escolar, análise documental, narrativa oral, depoimentos, além de perguntas orais previamente elaboradas. A pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou analisar e discutir a importância do PRP e PPP para o universitário do curso de Pedagogia enquanto professor ou gestor escolar. A pesquisa apresenta como problemática os seguintes questionamentos: O Programa Residência Pedagógica possibilitará melhorias significativas no desempenho do universitário em Pedagogia? O PPP é fundamental para que a escola trabalhe coletivamente, ouvindo todos os seus segmentos, compartilhando erros e acertos, caminhe na direção certa coletivamente. O PRP implica positivamente na qualidade da aprendizagem do graduando, que para continuar com a bolsa oriunda do programa busca empenhar-se para o cumprimento das atividades propostas e fazer jus a oportunidade recebida. Assim, seria justo e imprescindível que houvesse expansão das bolsas do PRP para todos os cursos de licenciatura.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloiza Roza Dias da Costa, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central,

[1] Graduanda do Curso Pedagogia, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, [email protected]


João Felix da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

[2] Psicopedagogo,FIP, Preceptor, [email protected]

Maria das Graças Bento, Universidade Católica de Pernambuco

[3] Mestre, Universidade Católica de Pernambuco, Coordenadora, [email protected]


        


Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: D.O. 5 de outubro de 1988. Disponível em:< www.mec.gov.br/legis/default.shtm>. Acesso em: 20 jan. 2019.

_______. Conselho Nacional de Educação. Do parecer no tocante as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Parecer normativo, n. 009/2001 de 08 de maio de 2001. Relatora: Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira. MEC/SESU

_______. Edital CAPES 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018- esidencia-pedagogica.pdf>. Acesso em 12 mar. 2018.

_______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Normativas Internacionais. Conveções Nºs 138 e 182, e Recomendação Nº 190 – OIT. Portaria Nº 6/2002 – TEM. Ministério da Justiça/ Secretaria de Estado dos Direitos Humanos/Departamento da Criança e do Adolescente (DCA)/ Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Brasília: 2002.

_______.. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20 de dezembro de1996. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. acesso em: 10 jan. 2019.

CALDERANO, M. da A. O estágio curricular e os cursos de formação de professores: desafios de uma proposta orgânica. In: CALDERANO, M. da A. (Org.). Estágio curricular: concepções, reflexões teórico-práticas e proposições. Juiz de fora: Editora UFJF, 2012. p. 237-260.

LÜCK, H. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 8ed. Petrópolis - Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

PANIZZOLO, C. et al. Programa de Residência Pedagógica da Unifesp: Avanços e desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio. In: Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Campinas, anais... 2012.

Programa de Residência Pedagógica. Disponível em

basica/programa-residencia-pedagogica>. Publicada em 01/03/2018. Acesso em: 25 maio 2019

SILVA, A. J. da. Gestão do Projeto Pedagógico – Guarapuva: UAB, Unicentro, 2014. (Coleção Gestão Escolar e Contemporaneidade, 4).

VEIGA, I. P. (0rg.). Quem sabe faz a hora de construir o Projeto PolíticoPedagógico da escola. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

YOUNG, M. Para que servem as escolas? Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287- 1302, set./dez. 2007. Disponível em: < https://www. Cedes. Unicamp.br >.Acesso em: 25 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos