Desempenho Escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu / School Performance: Sociological Reflections under Pierre Bourdieu's Visions

Autores

  • Cícera Cíntia Morais Pinheiro Universidade Regional do Cariri
  • Maria de Fátima Teixeira Lima Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2245

Palavras-chave:

Escola, avaliação, exclusão e família

Resumo

O artigo científico intitulado “Desempenho escolar: Reflexões Sociológicas sob o olhar de Pierre Bourdieu”, objetiva realizar uma reflexão dos textos “Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições” apresentando pontos pertinentes de relação de influência entre herança familiar e desempenho escolar, o papel da escola enquanto reprodutora e legitimadora das desigualdades sociais, evidenciando as principais ideias do modelo econômico neoliberal e suas interferências na geração de trabalho, partindo da premissa de capital econômico social e cultural.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Cíntia Morais Pinheiro, Universidade Regional do Cariri

1 Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri e graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Ceará;

Maria de Fátima Teixeira Lima, Universidade Regional do Cariri

2 Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (1999). Atualmente é professora - Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte - CE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

Contato: [email protected].


 

Referências

BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

DUARTE, Carlos Eduardo. Avaliação da aprendizagem escolar: como os professores estão praticando a avaliação na escola. Holos, [S.l.], v. 8, p. 53-67, jan. 2016. ISSN 1807-1600. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1660/1310>. Acesso em: 15 mar. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E. M. MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia

científica. 5. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

NOGUEIRA Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. Sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contradições. Educação & sociedade, ano XXIII, nº 78, Abril/2002.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Comment