A Utilização do Marketing Digital Contábil nos Escritórios da Região Centro-Sul do Estado do Ceará / The Use of Digital Accounting Marketing in the Offices of the Center-South Region of Ceará State

Autores

  • José Nilton Moreira Angelim Filho Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2238

Resumo

Resumo: O marketing digital contábil é uma tendência que vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, o profissional contábil está procurando seguir essa nova linhagem para o avanço da sua marca. O Instagram criado em 2010 apenas para a postagem de fotografias, hoje é um dos maiores alvos do marketing, por se tornar uma rede social praticamente completa, onde o usuário manda mensagem escrita e de voz, posta fotos e vídeos, podendo ser permanentes ou durar apenas 24 horas. Objetivo: Analisar como os escritórios de contabilidade da região Centro-Sul cearense fazem uso do marketing digital contábil. Metodologia: Foram utilizadas técnicas padronizadas para a pesquisa, tais como, o método dedutivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza básica. Na pesquisa foram avaliados os perfis de três empresas, em busca de identificar o perfil do contador diante o marketing contábil, com ênfase em tecnologia. Resultados: foi realizada uma pesquisa por comparação básica entre três perfis do Instagram de três escritórios de contabilidade. Conclusão: Concluiu-se que o perfil com mais seguidores realiza mais postagens que os outros perfis, O intuito da pesquisa foi mostrar o quanto esse meio vem crescendo e se ramificando nos dias atuais.

 

Palavras chaves: Instagram. Marketing digital. Profissional contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nilton Moreira Angelim Filho, Faculdade Vale do Salgado

1 Graduando de Contábeis pela Faculdade Vale do Salgado.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

2 Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).  Doutorando em Ciencias de la Educación na Universidad San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com.


 

Referências

BERTOZZI, Rodrigo D. Marketing Contábil: a nova guerra dos contabilistas. Revista do CRCPR. Ano 27. N°134. 3° Quadrimestre de 2002. Disponível em: Acesso em: 24 ago. 2014.

CINTRA, F. C. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line, Investigação. São Paulo. v. 10, n. 1, p. 6-12, Outubro, 2010.

COSTA JÚNIOR, João da Mata. O Uso Da Ferramenta De Marketing Em Um

Escritório De Contabilidade Na Cidade De Caicó-Rn. Caicó, 2013, 50 f.

Monografia (Graduação em Administração) - FACULDADE CATÓLICA SANTA

TERESINHA, 2013.

HERNANDES, Anderson. Marketing Contábil: estratégias de marketing para empresas contábeis. São Paulo: Tactus Edições, 2010.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas,

amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. - 8.

ed. - São Paulo : Atlas 2017.

MORAIS, Fábio Rogério de; SOUZA, Warton da Silva. A Importância do Marketing na

Percepção de Estudantes de Graduação e Profissionais da Área Contábil. Organizações

em Contexto: São Bernardo do Campo, vol. 11, n. 21, p. 73-100, jan./jun. 2015.

MOREIRA, Julio César Tavares; PASQUALE, Perrotti Pietrangelo; DUBNER, Alan Gilbert. Dicionário de Termos de Marketing. Definições, conceitos e palavras-chave de Marketing, propaganda, pesquisa, comercialização, comunicação e outras áreas correlatas a estas atividades. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ORNELAS, Cristiane. Marketing Pessoal: você é o seu melhor produto. [S.l.; s.n.] 2013 Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/marketing-pessoal-voce-e-o-seu-melhor-produto/70471/>. Acesso em: 30 out. 2014.

PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos De Marketing. SUPORTE ÀS

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS DAS EMPRESAS. São Paulo: Atlas, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos