Levantamento da percepção dos usuários sobre a operacionalidade do Sistema de Avaliação de Desempenho do Servidor - SADS/UFCA, de 2019 / Survey of users' Perception about the Operability of the server Performance Evaluation System - SADS / UFCA, 2019

Autores

  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Lílian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri
  • Sabrina Rodrigues Duarte Universidade Federal do Cariri.
  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri
  • Maria Alinele Lucena Soares Universidade Federal do Cariri.
  • Sabrina Sueli Lucena Melo Universidade Federal do Cariri
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0001-5373-2326

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2236

Palavras-chave:

Avaliação, Ciclo Avaliativo, Acompanhamento contínuo

Resumo

A Avaliação de Desempenho é um instrumento de acompanhamento contínuo do desempenho do servidor no cargo ou função e, do seu potencial de desenvolvimento. A partir de 2019, os servidores da Universidade Federal do Cariri realizaram a Avaliação de Desempenho  no Sistema de Avaliação de Desempenho do Servidor (SADS/UFCA). O presente estudo objetivou avaliar a funcionalidade do sistema (SADS) para a efetivação do Ciclo de Avaliação de Desempenho dos servidores técnicos-administrativos estáveis e docentes gestores CD2, CD3 e CD4, de forma a poder-se verificar eventuais aspectos a serem aperfeiçoados. Tratou-se de um estudo de campo de natureza exploratória, quantitativo e qualitativo. O instrumento utilizado foi um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizadas no Google Forms. Dos 282 servidores aptos, participaram 280 (99,3%). Os resultados demonstraram que 32% dos respondentes participaram de 5 ou mais Ciclos Avaliativos. O processo foi percebido com clareza e objetividadade em sua divulgação por 92%. O meio de maior propagação mais utilizado foi email institucional (74%). Houve facilidade no acesso do sistema (93%), ao formulário (95,8%) e ao resultado (82%). Todos os indicadores de desempenho foram compreendidos a contento (100%). A chefia incentivou em 66% dos casos. No geral, constatou-se um resultado de 92% de satisfação. Os resultados levaram a crer que houveram aspectos que, na percepção dos servidores, podem ser aperfeiçoados e que no futuro possibilitarão uma avaliação mais adequada a realidade de tais servidores.

 


 



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Biografia do Autor

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE


[1] Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Gerente da Divisão de Gestão de Desempenho da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri. E-mail: cristiane.souza@ufca.edu.br;

Lílian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri

[2] Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Servidora pública federal da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: lilian.cavalcante@ufca.edu.br;

[

Sabrina Rodrigues Duarte, Universidade Federal do Cariri.

3]Graduanda em Direito pela Universidade Regional do Cariri. Estagiária na Divisão de Gestão de Desempenho da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri. Email: sabrina31duarte@gmail.com.

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri

[4] Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Especialização em Gestão Estratégica do Capital Humano e Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Gerente da Divisão de Gestão de Carreiras da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri. E-mail: katia.brito@ufca.edu.br;

Maria Alinele Lucena Soares, Universidade Federal do Cariri.

[5] Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA e em Português pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Kurios - FAK. Gerente na Divisão de Gestão Pedagógica da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri. E-mail: alinele.lucena@ufca.edu.br;

Sabrina Sueli Lucena Melo, Universidade Federal do Cariri

[6] Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio e Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Faculdade Juazeiro do Norte. Gerente da Divisão de Capacitação da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri. E-mail: sabrina.melo@ufca.edu.br;

 

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

[7] Doutorado em Psicologia Social  pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. Chefe da Sessão de Orientação e Acompanhamento de Desempenho da Divisão de Gestão de Desempenho da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Cariri.. E-mail: gislene.farias@ufca.edu.br.



 

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Artigos