O Esporte na Escola Indígena como benefício pedagógico e ferramenta para potencializar a Aprendizagem transfazendo vidas / Sport in Indigenous School as a pedagogical benefit and tool to enhance life-transforming learning

Emerson Felipe da Silva, Jose Jakson Amancio Alves

Resumo


 Essa investigação considera as múltiplas abordagens dos esportes em relação à Educação Física (EF) aplicada na unidade de ensino, da educação diferenciada, em terra indígena Potiguara, relacionando EF à cultura corporal do movimento, inclusive, própria nos territórios indígenas, com todas as modalidades esportivas. A investigação acompanhou a desenvoltura da EF, em uma unidade de ensino da Educação Escolar Indígena, na perspectiva de sua utilização em ações e/ou projetos executados na educação escolar.

 


 

 


Palavras-chave


Esportes, Educação Física, Educação Escolar Indígena

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Edital Capes 06/2018 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018- residência-pedagogica.pdf. Acesso em 19 de Setembro de 2019

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2 ed. SP: Cortez, 2005

TARDIF, M. As concepções do saber dos professores de acordo com diferentes tradições teóricas e intelectuais (Xerox Pós-graduação PUC), Rio de Janeiro, 2000.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O ofício de professor: história, Perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. (org) 14ª ed. - Papirus, 2002.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2229

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: