Qualidade de Vida de Estudantes Pré-Universitários / Quality of Life of Pre-University Students

Autores

  • Kívia Luz Mendes Borges Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
  • Leonardo Costa Sampaio Faculdades Independentes do Nordeste – FAINOR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2222

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Estudantes. Saúde

Resumo

a maioria dos jovens ao terminar o ensino médio buscam pelo ingresso no mercado de trabalho e realização profissional, se direcionam a estudar para os processos seletivos de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio portas de entrada para ingresso nas Universidades públicas e da rede privada. Em contrapartida, a pressão e os múltiplos estímulos que o mesmo perpassa durante esse período levando a consequências graves como problemas de estresse, má qualidade de sono, alimentação inadequada, entre outros fatores prejudiciais à saúde. Objetivos: avaliar o nível de qualidade de vida de estudantes pré-universitários em uma instituição privada no interior da Bahia. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada em um cursinho pré-vestibular no polo educacional localizada no interior da Bahia. Como instrumentos de coleta foi aplicado inicialmente um questionário sócio demográfico e o questionário multidimensional SF-36. Resultados: mostrou predominância ruim no domínio limitações por aspectos emocionais (62,5%, n= 25), ruim no domínio vitalidade (32,5%, n=13), muito bom nos domínios estado geral de saúde (42,5%, n=17), aspectos sociais (30%, n= 12) e saúde mental (32,5%, n=13), e excelente nos domínios capacidade funcional (70%, n=28), limitações por aspectos físicos (30%, n=12) e dor (35%, n=14). Conclusão: os achados desse estudo sugerem a preocupação para os aspectos de tensão psicológica sofrida por estudantes pré-universitários expressos pelo estresse, ansiedade e preocupação com o ingresso no ensino superior.

 


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Biografia do Autor

Kívia Luz Mendes Borges, Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR

1 Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR. [email protected]

Leonardo Costa Sampaio, Faculdades Independentes do Nordeste – FAINOR

2 Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Especialização em Saúde Pública pelo IBPEX, IBPEX, Brasil. Professor da Faculdades Independentes do Nordeste – FAINOR.


 



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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos