O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil

Autores

  • Kellison Lima Cavalcante Instituto Federal do Sertão Pernambucano
  • Fernando Roberto Ferreira Silva Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i48.2175

Palavras-chave:

Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Apoio Pedagógico

Resumo

A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.

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Publicado

2019-12-29

Edição

Seção

Artigos