Gestão de Estoque nas Pequenas Empresas: Um Estudo de caso no Mercadinho e Hortifruti XY / Small Business Stock Management: A Case Study in the Merchant and Hortifruti XY

Autores

  • Eneias Santos Barbosa Faculdade São Francisco de Juazeiro
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2068

Palavras-chave:

Controle de estoque, Mercadinho e Hortifrúti, Juazeiro-BA

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso inerente a gestão de estoque realizado em uma microempresa do setor varejista localizada em Juazeiro-BA; O Mercadinho e Hortifrúti XY. O objetivo foi estudar de que forma o mercadinho e hortifrúti XY faz seu controle de estoque. A partir de seus objetivos, o presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem qualitativa na coleta e análise dos dados mediante realização de entrevista baseada na aplicação de questionário previamente elaborado. Os resultados indicam que a empresa XY está ativa a pouco tempo no mercado; mas já consegue identificar seu público alvo e possui um mix de produtos que atendem à demanda e que faz com que o seu estoque possua alta rotatividade. Com relação ao planejamento de compras é determinado de acordo com o nível de vendas e também por sazonalidade; prezando sempre por fornecedores locais que atendam aos prazos de entrega. O método de controle de estoque utilizado é o Peps (o que entra primeiro sai primeiro); além de possuir sistema informatizado para gerenciar suas entradas e saídas. De modo geral, as estratégias adotadas quanto ao controle de estoque têm transmitido resultados para a empresa, estando o proprietário satisfeito até o momento, pois, apesar de ter pouco de tempo de fundada; possui um gerenciamento de estoque sólido.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneias Santos Barbosa, Faculdade São Francisco de Juazeiro

¹ Bacharel em Administração - FASJ, e-mail: [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

² Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil. Professor de Pós Graduação EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil. Docente da FASJ. [email protected].

 

 


 


Referências

ARNOLD, J.R.T. Administração de materiais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BALLOU, Ronald H. Business logistics/supply chain management: planning, organizing, and controlling the supply chain. Pearson Education India, 2007.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia Científica. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. Elsevier Brasil, 2005.

___________. Planejamento e Controle da Produção. 2. ed. São Paulo: Manole, 2008.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: Uma abordagem logística. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

POZO, H. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SEBRAE. Entenda a Importância da Gestão de Estoque. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/como-melhorar-a gestao-de-produtos-no-varejo,6ed4524704bdf510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em 12 de set. 2019.

SEBRAE. Pequenos Negócios em Números. Disponível em:< http://www.sebrae .com.br/ sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em numeros,12e8794363447 510VgnV CM1000004c00210aRCRD>. Acesso em 03 de set. 2019.

SLACK N., CHAMBERS S., JOHNSTON R. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Estudo de Caso