Mapeamento das Atividades Técnicas desenvolvidas no CRAS do Município de Paramirim-BA / Mapping of the Technical Activities developed in the CRAS of the Municipality of Paramirim-BA

Juliana Meira Tanajura, João Sotero do Vale Júnior, Lucinéia Braga de Oliveira Magalhães

Resumo


O artigo é voltado para a rede de atenção básica, no qual encontra-se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mostrando a funcionalidade do órgão dentro de um município, suas funções e programas ofertados. Apresenta como objetivo principal compreender como está o funcionamento das atividades técnicas realizadas e demandas da equipe técnica do CRAS de Pequeno Porte II do Município de Paramirim-Ba. Contamos com o aporte teórico dos manuais: Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Caderno de Orientações Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Articulação necessária na Proteção Social Básica e Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. A pesquisa é de caráter quantitativa, onde foi realizado um mapeamento das atividades no período de 2017 e 2018, tendo as dimensões: levantamento da equipe, atividades realizadas por equipe e das demandas social. Em suma, mostra um crescimento em algumas das atividades e a queda em outras, mas que não podem ser avaliadas isoladamente sugerindo assim o fluxograma para demonstrar uma possível ampliação de carga horária para atendimentos integrais sem que o CRAS local fique descoberto quando uma equipe estiver em visita técnica. Contudo, com equilíbrio das atividades prestadas pela equipe do órgão a tendência é maior para a busca da superação da situação de vulnerabilidade social, autonomia e emancipação das famílias.

 


Palavras-chave


Mapeamento de equipes; fluxograma; CRAS.

Texto completo:

PDF

Referências


BRONZO, Carla. Vulnerabilidades: Aproximações Teóricas para o Exercício da Proteção Social. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/dicivip_datain/ckfinder/userfiles/files/ Vigil%C3%A2ncia%20Socioassistencial/Vulnerabilidades.pptx. Acesso em: 01 abr. 2019.

CARMO, E, M. GUIZARDI, L, F. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social.

LIMA, A. MACEDO, M. A Vulnerabilidade Social nos Municípios Goianos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paramirim/panorama. Acesso em: 28 mar. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras. Acessos em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MSD. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/o-que-e. Acesso em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2019/marco/cras-apoiam-familias-a-superar-a-vulnerabilidade-social/view acesso em: 01 abr. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Censo SUAS 2018. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/status_censo_2018/relatorio2018.php#

Acesso em: 10 mai. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS. Caderno de orientações Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Articulação necessária na Proteção Social Básica. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/cartilha_paif_2511.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Sistema Único de Assistência Social - Proteção Social Básica. Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília, 2009.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1805

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: