A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience

Rosaline Bezerra de Oliveira, Joseane Batista de Azevedo, Marta Suely Madruga da Silva, Almir de Farias Silva, Marinaldo Pontes de Abreu, Samuel Bezerra de Oliveira, Jairo Rangel Targiino

Resumo


O prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.

Palavras-chave


Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, Etnomatemática

Texto completo:

PDF

Referências


D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A visão engaiolada do mundo. Entrevista concedida para o IHU On-Line. São Leopoldo, 29 de agosto de 2005. Revista IHU ON-LINE - WWW.UNISINOS.BR/IHU. edição número 153, Disponível em: http://migre.me/600Vq. Acesso em 3 de fev. de 2019.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemático: uma síntese. Acta Scientiae: Canoas, v.10, n. 1, p. 7-16, jan./jun., 2008.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

IBGE. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat. Acesso em: 21 de mar de 2017.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda. “A vida deles é uma matemática”: regimes de verdade sobre a educação matemática de adultos no campo. Educação Unisinos, Volume 10, número 1, jan.-abr., 2006. p.56-61.

LEAL, A. C. et. al. A reinserção do lixo na sociedade do capital: uma contribuição ao entendimento do trabalho na catação e na reciclagem. Revista Terra Livre. São Paulo, 18(19), 177-190, jul./dez. 2002.

MIÚRA, P. C. O. Tornar-se catador: uma análise psicossocial. São Paulo, 2004, 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1782

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Rosaline Bezerra de Oliveira, Joseane Batista de Azevedo, Marta Suely Madruga da Silva, Almir de Farias Silva, Marinaldo Pontes de Abreu, Samuel Bezerra de Oliveira, Jairo Rangel Targiino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: