Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação a Distância no Semiárido: O caso da implantação do EMITEC no Sertão Baiano /

Autores

  • Eloi da Silva Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Sirius Oliveira Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1775

Palavras-chave:

EMITEC, Educação a Distância, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratório qualitativa, com o objetivo de investigar quais os impactos da implantação do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC) em uma comunidade rural do semiárido baiano. Diante do contexto de educação à distância na educação básica e políticas públicas em educação este trabalho teve como sujeitos da pesquisa professores mediadores que atuam no programa supracitado. Os resultados permitiram observar a importância do EMITEC para a comunidade rural de Pindobaçu/BA e desafios a serem superados como a qualidade da conectividade via Internet dos alunos com o curso bem como o fomento à capacitação e formação dos profissionais do programa. Como destaque foi verificado que os mediadores cumprem adequadamente suas funções tanto nas questões técnico-administrativas quanto didáticas. Ressalta-se que os jovens da comunidade passaram a ter maiores perspectivas de crescimento profissional e buscar ampliar sua formação.

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Biografia do Autor

Eloi da Silva Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização Em Gestão Pública Municipal. Universidade Federal Do Vale Do São Francisco. 92eloi@gmail.com
 

Sirius Oliveira Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Licenciado em Geografia pela Faculdade Pitágoras - Unidade Teixeira de Freitas (PROUNI). Especialista em ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2010). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013). Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -  UNESP - Rio Claro Professor Adjunto A da Universidade Federal do Vale do São Francisco , Brasil

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Estudo de Caso