Contextualizando o ensino de Microbiologia na Educação Básica e suas contribuições no processo de Ensino-Aprendizagem / Contextualizing the Teaching of Microbiology in Basic Education and its Contributions in the Teaching-Learning Process

Autores

  • Pâmela Beatriz Lima de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Lorena Lôbo Brito Morbeck UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1738

Palavras-chave:

Abordagens Metodológicas. Educação Básica. Microbiologia.

Resumo

A microbiologia é uma ciência que tem como finalidade estudar os seres microscópicos, como bactérias, fungos, protozoários, algas e vírus, estando eles distribuídos por toda parte do planeta. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os microrganismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições industriais advertindo sua presença constantemente no cotidiano do ser humano.  A realidade observada nas escolas, hoje, é de um aprendizado deficiente por parte dos alunos, muitas vezes associada à construção de um conhecimento equivocado e ou pela falta do aprendizado sobre a microbiologia. Desta forma é importante o desenvolvimento de metodologias didáticas que possibilite a absorção das informações de forma eficaz. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica brasileira, abordando novas possibilidades metodológicas como alternativas para auxiliar os docentes no planejamento das aulas facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Pâmela Beatriz Lima de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e  discente da especialização em Docência em Biologia da UNIVASF.

Lorena Lôbo Brito Morbeck, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde foi bolsista pelo Programa de Educação Tutorial (PET) que desenvolveu atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Mestre em Ciências Fisiológicas. Atualmente é Doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal da Bahia oferecido pela Sociedade Brasileira de Fisiologia. Cursa Formação Pedagógica pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Também é orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso, na Especialização em Docência de Biologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiências nas áreas de isolamento de compostos bioativos, fisiologia e farmacologia da dor e de processos inflamatórios, imunológicos, microbiológicos, além de atividades antioxidantes de plantas medicinais do Semi-árido da Bahia, áreas nas quais desenvolve seu projeto científico.

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Publicado

2019-05-30

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