Abordagem Histórica da Educação Especial no Brasil / Historical Approach to Special Education in Brazil

Autores

  • Francisca Marly Moreira da Silva Absolute Christian University
  • Irineide Santos Leandro Absolute Christian University
  • Girlândia Pereira Bezerra Absolute Christian University
  • Edinalda Ferreira de Lima Absolute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1717

Palavras-chave:

Educação Especial. Atendimento Educacional. Legislação Brasileira

Resumo

O presente estudo visa discutir os aspectos atinentes à Educação Especial e, neste sentido, a pesquisa objetiva investigar os princípios legais da Educação Especial na Educação brasileira, analisando, ainda, a população elegível para atendimento educacional especializado, os tipos de recursos educacionais especiais e o lócusde atendimento escolar do referido alunado.  É importante ressaltar que tais aspectos ainda exigem aclaramento conceitual para que não restem dúvidas quanto às diretrizes da política educacional brasileira a serem seguidas, sendo inegável, entre outras ações, que o atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais deve ser universalizado, que os sistemas de ensino precisam responder melhor às demandas de aprendizagem desses alunos, que aos professores deve ser garantida formação continuada. Para essas reflexões buscaremos respaldo teórico em Montoan (2006), Padilha (2001), Skliar (1997), Unesco (2004), entre outros. Caracteriza-se como uma revisão e literatura e, através deste percurso metodológico, aborda as questões históricas que marcam os acontecimentos na educação inclusiva e principalmente os avanços na legislação brasileira.

 

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Biografia do Autor

Francisca Marly Moreira da Silva, Absolute Christian University


[1] Graduada em Pedagogia e Letras,  Especialista em Psicopedagogia, em Literatura Brasileira e em Coordenação Pedagógica e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

Irineide Santos Leandro, Absolute Christian University

[2] Licenciada em  Normal Superior e Especialista em Psicopedagogia; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University E-mail: [email protected].

Girlândia Pereira Bezerra, Absolute Christian University

[3] Graduação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

Edinalda Ferreira de Lima, Absolute Christian University

[4] Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

 

 

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão