A relação mãe-bebê: análise de duas situações para se pensar a clínica do TEA / The Baby-Mother Relationship: Analysis of two situations to think the autism spectrum disorder clinic
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1677Palavras-chave:
autismo, TEA, clínica psicanalítica, diagnóstico precoce, saúde mental.Resumo
Este trabalho apresenta aspectos da visão multifatorial da etiologia do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), compreendendo a complexidade geral do transtorno e a possibilidade de trabalho transdisciplinar, focando no que a psicanálise pode oferecer na intervenção a bebês que apresentam sinais de risco para TEA e analisando duas situações (uma clínica, outra metafórica) da prática clínica psicanalítica. A discussão teórica foi desenvolvida através de levantamento bibliográfico com enfoque na intervenção psicanalítica com bebês em risco de TEA, e a análise foi estruturada em técnicas documentadas. Conclui-se que a intervenção psicanalítica com bebês em risco de TEA é importante para a não instauração do quadro clínico e pode contribuir para a estruturação do aparelho psíquico necessário para emersão do sujeito.
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