Gestão Pública Educacional: A Importância da Afetividade no Processo Educativo Infantil / Public Educational Management: The Importance of Affectivity in the Children's Educational Process

Autores

  • Cláudio Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Auriélia Coelho Isaque Floriano Faculdade Regional do Jacuípe - FARJ
  • Aparecida Vieira Souza Eugênio Universidade Norte do Paraná
  • Inalda Maria de Sá Carvalho Teles Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1672

Palavras-chave:

Educação, Afetividade, Ensino x Aprendizagem

Resumo

A Educação Infantil é uma das fases do desenvolvimento humano que requer mais atenção e dedicação, tanto nos aspectos intelectual, emocional, social como motor da criança. O Objetivo do presente estudo foi discutir a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, baseando-se sobre as concepções de Piaget, Wallon e Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo e da afetividade. Concluiu-se que  a escola deve valorizar a criança e compreende-la em sua totalidade. Há uma indissociabilidade entre educar e cuidar, que deve ser valorizada, para que seja possível perceber a relação entre cognição e afetividade.


 

 

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Biografia do Autor

Cláudio Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco


 

1 Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPE. Especialização em Gestão Pública – UNIVASF. Licenciatura Plena em Pedagogia – FARJ. Bacharelado em Ciências Contábeis – FACISA.

E-mail: [email protected]

Auriélia Coelho Isaque Floriano, Faculdade Regional do Jacuípe - FARJ

2 Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional – FARJ. Licenciatura Plena em Pedagogia – FARJ.

E-mail: [email protected]

Aparecida Vieira Souza Eugênio, Universidade Norte do Paraná

3 Bacharelado em Serviço Social – UNOPAR.

E-mail: [email protected]

Inalda Maria de Sá Carvalho Teles, Universidade Norte do Paraná

4 Especialista em História (UPE). Licenciatura Plena em História (AESA/CESA). Bacharelado em Assistência Social (UNOPAR). E-mail: [email protected]


4

Referências

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Publicado

2019-02-27

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