Impactos oriundos da implantação do revenue management em um hotel de médio porte / Impacts arising from the implementation of revenue management in a medium-sized hotel

Maria do Socorro Coelho Bezerra, Alexandre César Batista da Silva, Francivaldo dos Santos Albuquerque, Dyego Henrique Soares de Souza, Raimundo Nonato Rodrigues

Resumo


A competitividade empresarial tem sido impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico e utilização de ferramentas que dão suporte às empresas. Nesse contexto, uma técnica utilizada é o revenue management (RM), que consiste no processo de conhecer, compreender, antecipar e reagir a tendências de procura por determinado bem ou serviço. O presente estudo teve por objetivo identificar os impactos oriundos da aplicação do RM  em um hotel de médio porte da cidade do Recife-PE. Para execução da pesquisa foi feita uma revisão na literatura correlata ao tema, pesquisa documental, estudo de caso, aplicação de entrevistas com os funcionários envolvidos no processo, bem como observação participante. Foi possível concluir que ocorreram várias mudanças operacionais e de filosofia de gestão na empresa estudada, além de um estímulo ao mercado hoteleiro da cidade e região para essa forma de gestão e que os primeiros resultados após a prática do RM no hotel foram satisfatórios.

 

Palavras-chave: Mercado hoteleiro. Receitas. Revenue management. Implantação. Impactos.


Texto completo:

PDF

Referências


BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BOARIA, Francieli. Revenue Management no turismo e hotelaria: oportunidades e melhorias na era da tecnologia. Vida de estudante. 2013. Disponível em:

. Acesso em: 16 mar. 2017.

CANINA, Linda; ENZ, Cathy. An Examination of Revenue Management in Relation to Hotels’ Pricing Strategies: Center for Hospitality Research Report. Ithaca, NY, USA. Cornell University, 2006.

CARVALHO, Leandro. Rate Strategy. Pan Hotéis. 2013. Disponível em:

. Acesso em: 26 maio 2017.

CASTRO, Felipe de Vasconcelos; CASTRO NETO, Francisco Cesar de; ABREU, Monica Cavalcanti Sá; SILVA FILHO, José Carlos da. Gestão da receita em empresas hoteleiras: o yield management como ferramenta de otimização. In: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. São Carlos. São Paulo, 1 - 12, 2010.

CROSS, Robert G. Revenue Management: Maximização de Receitas, táticas radicais para dominar o mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

ENZ, Cathy A.; WITHIAM, Glenn. Yield Management: Center for Hospitality Research Report. Ithaca, NY. Cornell University, 2001.

FENATO, Waléria. Treinamento Revenue Management. Disponível em: < http://www.markupconsult.com.br/index.html>. Acesso em: 05 mar. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GIORGI, Ari. Revenue Manager - Procura-se. Hôtelier News. 2011. Disponível em:

. Acesso em: 13 mar. 2017.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing – Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1989.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

OTTO, Gabriela. Como vivímos sem Revenue Management? GO Associados. 2010.

Disponível em: . Acesso em 09 mar. 2017.

PERFEITO, Thais. Técnicas de Revenue Management para a Hotelaria. Revista Hotéis - A referência do setor. ed. 113. 2011. Disponível em:

. Acesso em> 19 fev. 2017.

VENTURA, Rui; NOGALES, Cezar. Teoria e prática do revenue management em hotelaria. São Paulo: Clube de autores, 2012.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: