Gestão de Estoques e sua Influência na Qualidade da Prestação de Serviços Hospitalares em Juazeiro do Norte-Ce: um Olhar do Público Atendido

Autores

  • Rafael Costa Santos Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1539

Palavras-chave:

Qualidade. Gestão de estoques. Gestão Hospitalar.

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência do gerenciamento de estoques na qualidade da prestação de serviços hospitalares em Juazeiro do Norte-CE, através de um estudo exploratório de caráter quantitativo, onde foram aplicados 400 questionários à população da cidade de Juazeiro do Norte, por critério de conveniência e acessibilidade dos mesmos. O instrumento de coleta de dados dividiu-se em quatro partes, a primeira contendo aspectos relacionados aos dados sócio demográficos, a segunda abrange aspectos relacionados a qualidade na prestação dos serviços, na terceira com aspectos relacionados à gestão de estoques e a quarta tendo como base as cinco dimensões da qualidade propostas pela escala Servqual. Os resultados obtidos demonstram peculiaridades nos serviços que precisam de melhorias e em relação da gestão dos materiais é importante o uso de ferramentas que favoreçam o gerenciamento mais efetivo, pois afetam diretamente na qualidade do atendimento e desempenho nas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Costa Santos, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

[1] Graduando do Curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileã[email protected]

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

 

Professora Orientadora do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileã[email protected]

Referências

BARBIERI, José Carlos.; MACHLINE, Claude. Logística hospitalar: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

BOWERSON, Donald J. [Et al.]. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

BURMESTER, Haino. Gestão da qualidade hospitalar. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

CORONADO, Osmar. Logística integrada: modelo de gestão. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

CORREIA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimento e logística: o essencial São Paulo: Atlas, 2014.

DIAS, Marco Aurélio. Introdução à logística: fundamentos, práticas e integração. São Paulo: Atlas, 2017.

______. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GALVÃO, André́ Luiz Braun.; SILVA, Giszele Cristiane da. Serviços logísticos. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GONÇALVES, Paulo Sérgio. Logística e cadeia de suprimentos: o essencial. Barueri, São Paulo: Manole, 2013.

GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

IBGE. População e Características Físicas de Juazeiro do Norte – Ceará. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama>. Acesso em: 05 abr. 2018.

LAKATOS, Marina de Andrade.; MARCONI, Eva Maria, Lakatos. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

JURAN, Joseph M.; DeFEO, Joseph A. Fundamentos da qualidade para líderes. Porto Alegre: Bookman, 2015.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MENEZES, Vladenir.; OLIVEIRA, Sandra Figueiredo de (Org). Qualidade Total: Os pricipios do dr. Deming frente a realidade brasileira. 2. ed. São Paulo: Ixtlan, 2015.

MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística empresarial: um guia prático de operações logísticas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

______. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

______. Edson Pacheco.; BRIDI, Eduardo. Gestão e avaliação da qualidade em serviços para organizações competitivas: estratégias básicas e o cliente misterioso. São Paulo: Atlas, 2013.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: Uma abordagem logística. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2015.

RENNÓ, Rodrigo. Administração geral para concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013

TOLEDO, José Carlos de. [Et al.]. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2017.

ZEITHAML, Valarie A.; PARASURAMAN, A.; BERRY, Leonard L. A excelência em serviços: Como superar as expectativas e garantir a satisfação completa de seus clientes.1. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos