Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1517Palavras-chave:
Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentesResumo
A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.
Downloads
Referências
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
CHAVES, M.; LIMA, E. A. de; GIROTTO, C. G. G. S. Intervenções pedagógicas e realizações humanizadoras com professores e crianças. In: CHAVES, M. (Org.). Intervenções pedagógicas e educação infantil. Maringá: EDUEM, 2012, p. 37-49.
DEMO, Pedro. Pesquisa qualitativa. Busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 89-104, abril 1998.
LACERDA, Lilian dos Santos; MAK, Denise. Saberes Docentes Na Educação Infantil. In: EDUCERE, XII. 2015. 1. ed. Anais... Curitiba, 2015. p. 38628-8638 . Disponível em:
<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16804_10805.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.
MELLO, S. A. Uma teoria para orientar o pensar e o agir docente: o enfoque histórico-cultural na prática de educação infantil. In: CHAVES, M. (Org.). Intervenções pedagógicas e educação infantil. Maringá: EDUEM, 2012, p. 19-35.
PIETROBON, S. R. G. Os saberes de professores da Educação Infantil: as diversas linguagens. In: 16o. Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16o. COLE, 2007. v. 1.
SOBRAL, Elaine Luciana Silva. ; LOPES, Denise Maria de Carvalho. Educação Infantil, currículo e saberes docentes: percursos de uma pesquisa-ação. Revista espaço do currículo, v. 3, p. 626-641, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.