Os Saberes Docentes dos Professores da Educação Infantil: A Prática Pedagógica entre o Educar e o Cuidar

Autores

  • Jessica Alves Landim Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Marta Callou Barros Coutinho Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1517

Palavras-chave:

Educação Infantil. Prática Pedagógica. Saberes docentes

Resumo

A Educação Infantil exige do professor, não só formação na área, que ele possa dispor de diversos saberes que contribuirão para uma boa atuação em sala de aula. O objetivo do estudo em questão foi identificar os saberes necessários à atuação dos professores da educação infantil. Estudo qualitativo, que contou com entrevista semiestruturada com três educadores da área, dentro do contexto empírico de uma escola do município de Salgueiro-PE. As respostas foram agrupadas em categorias, a saber: 1) As trajetórias e os percursos dos professores da educação infantil; 2) Saberes Docentes que emergem na prática pedagógica da Educação Infantil os resultados levaram a crer que, é necessário repensar em uma prática pedagógica dada por diferentes saberes que atendam com precisão as necessidades das crianças. Espera-se com os resultados desta investigação contribuir para uma prática educativa de qualidade para os professores da Educação Infantil, quanto ao seu fazer pedagógico.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Alves Landim, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

 

Marta Callou Barros Coutinho, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUS). C[email protected];

 

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

 

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

CHAVES, M.; LIMA, E. A. de; GIROTTO, C. G. G. S. Intervenções pedagógicas e realizações humanizadoras com professores e crianças. In: CHAVES, M. (Org.). Intervenções pedagógicas e educação infantil. Maringá: EDUEM, 2012, p. 37-49.

DEMO, Pedro. Pesquisa qualitativa. Busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 89-104, abril 1998.

LACERDA, Lilian dos Santos; MAK, Denise. Saberes Docentes Na Educação Infantil. In: EDUCERE, XII. 2015. 1. ed. Anais... Curitiba, 2015. p. 38628-8638 . Disponível em:

<http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16804_10805.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.

MELLO, S. A. Uma teoria para orientar o pensar e o agir docente: o enfoque histórico-cultural na prática de educação infantil. In: CHAVES, M. (Org.). Intervenções pedagógicas e educação infantil. Maringá: EDUEM, 2012, p. 19-35.

PIETROBON, S. R. G. Os saberes de professores da Educação Infantil: as diversas linguagens. In: 16o. Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16o. COLE, 2007. v. 1.

SOBRAL, Elaine Luciana Silva. ; LOPES, Denise Maria de Carvalho. Educação Infantil, currículo e saberes docentes: percursos de uma pesquisa-ação. Revista espaço do currículo, v. 3, p. 626-641, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos