A Prática Pedagógica no Ambiente Hospitalar: Um Estudo de Caso

Autores

  • Cícera Rayanne Matias Souza Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1475

Palavras-chave:

Educação para todos, Pedagogia Hospitalar, O perfil do pedagogo hospitalar

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar as facilidades e as dificuldades da prática pedagógica docente com crianças em tratamento hospitalar. Houve entrevistas com seis docentes e foram definidas duas categorias. Uma verificou que os conteúdos e objetivos educacionais da escolarização em ambiente hospitalar aproximam-se dos da escola regular, com adequações, devido às condições físicas e emocionais desses alunos. Outra mostrou que as dificuldades são em relação à leitura, memorização, concentração, avaliação, falta de material e espaço físico, enquanto que união e cooperativismo entre docentes, crianças e família são as facilidades. Entendemos como grande desafio a preparação (formação) específica e direcionada dos pedagogos, sobretudo no âmbito do curso de licenciatura em pedagogia, uma vez que fora percebida no decorrer da pesquisa a necessidade de novos conhecimentos e práticas que sirvam de subsídios ao professor. Com este intuito, realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com profissionais da área da saúde e educação, afim de entendermos um pouco sobre o processo educacional existente no âmbito dos hospitais, trazendo ainda, a necessidade de educação hospitalar na cidade de Penaforte-CE. Para que a pesquisa de campo fosse realizada com êxito, tomamos a Teoria de Foucalt (1979) e de Matos e Mugiati (2008), como aporte teórico. Assim, concluímos que essa prática é complexa e há necessidade de novas pesquisas para subsidiar os desafios desse ambiente.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Rayanne Matias Souza, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)


1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). E-mail: [email protected];

 


Referências

_____, Legislação de educação Inclusiva. Direito á Educação: Necessidades educacionais especiais: Subsídios para a atuação no ministério Publico, 2001.

_____, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990. São Paulo, 1995.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

LEININGER, M.M.Métodos de pesquisa qualitativa em enfermagem.Orlando: Grune&Stratton, Inc, 1985.

MATOS, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: vozes, 2009. p. 65-85.

_______, Elizete Lúcia Moreira; MUGIATTI, Margarida Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 4. ed. Rio de Janeiro: vozes, 2009. p. 122.

VIEGAS, D. Brinquedoteca hospitalar: Isto é humanização. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed. 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Estudo de Caso