Verificação de Interesse para a Implantação de uma Cafeteria na Cidade de Brejo Santo-CE

Leticia Ricarte Teles, Thalia Lourdes Ferreira, Manoel Leal Costa Netto, Alyne Leite de Oliveira, Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar

Resumo


A Economia Criativa impulsiona o empreendedorismo em setores menos explorados, criando um ambiente menos competitivo, onde o empreendedor se destaca somente pelo seu diferencial. Este trabalho tem como objetivo verificar o interesse da população da cidade de Brejo Santo- CE em frequentar e consumir produtos em cafeteria com enfoque gourmet. Para tanto, esta pesquisa foi de natureza básica, quantitativa, através da aplicação de 130 questionários junto à população. Pode observar-se que existe aceitação por parte da população da cidade de Brejo Santo para a implantação de uma cafeteria, tendo como principais fatores de aceitação o ambiente e a qualidade do produto.

 

 


Palavras-chave


Cafeteria. Gourmet. Empreendedorismo.Economia Criativa

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual do planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3 ed. -São Paulo: Atlas,2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO CAFÉ. Mercado de cafés especiais deve crescer 19% em 2018. Disponível em :. Acessado em:23 out. 2018.

¬¬¬ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA.Visão do Setor de Panificação e Confeitaria do Futuro

.Disponível em:Acesso em: 15 out. 2018.

______. Balanço e Tendências do Mercado de Panificação e Confeitaria. 2018.Disponível em: http://www.abip.org.br/site/wp-content/uploads/2018/03/INDICADORES-E-TENDENCIAS-DE-MERCADO.pdf>. Acesso em: 15 out. 2018.

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores.1 ed. –São Paulo: Atlas, 2008.

CHEDID. https://www.politize.com.br/economia-criativa/Acesso: 15 out.2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed.- Barueri, SP: Manoele, 2012.

______. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 01 Nov.2018.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios.6 ed. –São Paulo: Atlas,2016.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Café é a Segunda Bebida Mais Consumida no Brasil. Site Disponível em: . Acesso em: 20 ago.2018.

FONSECA,J.J.J.D.Metodologia da pesquisa científica.Apostila(Apostila de Disciplina)- Universidade Estadual do Ceará.Fortaleza.2002.

GABRIELLE, Camila. A economia Criativa e suas perspectivas no Brasil. 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: Planejamento estratégico orientado para o mercado. 6 ed. 3 reimpr. -São Paulo: Atlas,2010.

HISRICH,, Robert D.; PETERS,, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH,, 2014. 438 p.

______. Indicadores da Indústria de Café,2017. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2018.

MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360º: a prática na prática. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana EngelGerhardt e Denise TolfoSilveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

OLIVEIRA, José Batista de. Visão do setor de panificação e confeitaria para o futuro. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2018.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Disponível em: Acessado em: 10 out. 2018.

PARODI, Aline Machado. Guarda-chuva da criatividade econômica. Folha de Londrina. 09 de maio de 2018. https://www.folhadelondrina.com.br/economia/guarda-chuva-da-criatividade-economica-1006267.html>Acesso em:01 nov. 2019.

REVISTA ÉPOCA. Título da matéria. Disponível em: Acessado em: 20 out. 2018.

REVISTAISTOÉ. Cresce número de jovens empreendedores no Brasil. 2018. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D.Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2018.

SEBRAE. Projeto de desenvolvimento do setor de panificação com Atuação na Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade. Disponível em:. Acesso em: 10 jun. 2018.

SEBRAE. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em:

Acesso em: 25 Outubro 2018.

TECH, Samba. O que é essa tal de Economia Criativa?. 2016. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE CAFÉ. Disponível em

UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT, Creative economy report 2010. Creativeeconomy: a feasibledevelopmentoption. U.N., 2010

Disponível em:>http://www.unctad.org/creative-economy> Acesso em: 15 out. 2018.

________. Novidades nas Cafeterias. Disponível em: . Acesso em: 25ago.2018.

_______. Como Elaborar um Plano de Negócios. Disponível em:

_______. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Disponível em:

_______. Mercado de Cafeteria. Disponível em Acesso em: 20 out. 2018.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1448

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: