Marketing Digital em Redes Sociais e E-Commerce: Um Estudo Sobre o Impacto das Campanhas das Empresas de Banda Larga na Região do Cariri

Autores

  • Francisco Jurandir Ferreira UNILEÃO - CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO
  • Francisco Demontiez Dias Júnior UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1432

Palavras-chave:

Competitividade, Relacionamento, Marketing Digital.

Resumo

O cenário econômico tem mudado muito nos últimos tempos, levando as empresas a buscarem meios inovadores para continuarem competitivas. Neste contexto, a pesquisa mostra a importância de as empresas entender que para o seu desenvolvimento e obtenção de resultados, precisam estar conectadas com os seus clientes. Assim, o presente trabalho, por meio de uma revisão de literatura e uma pesquisa quantitativa teve como objetivo analisar o impacto que as campanhas de marketing digital via redes sociais e e-commerce, praticadas pelas empresas de banda larga na região do Cariri, por meio de uma questionário aplicado online contendo 16 questões de múltipla escolha, onde foi obteve-se uma amostra de 244 pessoas. A pesquisa apresentou a importância do uso do marketing digital e-commerce, para a empresas do segmento, identificou que o público que mais utiliza o serviço da banda larga está entre os 18 e 30 anos, o meio mais utilizado pelas empresas para entrar em contato com cliente é telefone, percebe-se necessidade de novos meio de comunicação entre operadoras e consumidores  estabelecendo o marketing de relacionamento. Os estudos foram concluídos alcançando o objetivo proposto, analisando o impacto das campanhas de marketing digital e e-commerce das operadoras de banda larga entre os consumidores de serviços de empresas de telecomunicação e banda larga da região do Cariri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Demontiez Dias Júnior, UNILEÃO

UNILEÃO

Referências

ADOLPHO, C. Os 8 Ps do Marketing Digital: O guia estratégico do Marketing digital. São Paulo: Novatec, 2013.

ALBERTIN, Alberto L. Comércio eletrônico: modelos, aspectos e contribuições. São Paulo: Atlas, 2010.

ALMEIDA, C. C. Métodos e técnicas de pesquisa. Rio de Janeiro: Saraiva, 2011.

BERGAMASCHI, S.; ALBINO, J. P.; TRIPOLONI, J. M. P.; BARIZON, M. V. F.; SLOBODTICOV, R. Redes sociais na internet: uma investigação sobre práticas de compartilhamento de arquivos no Facebook. In: Rev. Geprós, ano 6, n. 4, out/dez, 2011.

BOGO, K. C. A história da internet. Disponível em: Acesso em: 12 de mar. 2018.

CARAVANTES, G. Gestão estratégica de resultados. Porto Alegre, Editora Age, 2004.

COMSCORE. Pesquisa. Disponível em: <http://www.comscore.com/Insights/Presentations-and-Whitepapers/2015/comScore-Shareablee-The-State-of-Social-Media-in-Brazil>. Acesso em 11 de mar. 2018.

COSTA, L. (Coord.). Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. Brasília: WWF-Brasil, 2013.

FILIPINI, D. Oportunidades de negócios na Internet. São Paulo: LeBooks, 2014.

GIGLIO, E.M. Comportamento do consumo. 3ª Edição, São Paulo, Thomson Editora, 2005.

GIL, A. Como o uso das redes sociais em um país como o Brasil pode agregar valor aos negócios. [2013]. Disponível em: <https://endeavor.org.br/os-negocios-e-as-redes-sociais/> Acesso em 15 de mar. 2018.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º Ed. São Paulo. Atlas, 2011.

G1. Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conectadas-a-internet-diz-ibge.ghtml> Acesso em 25 de mai. 2018.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad. Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2013.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2012.

MADRUGA, Roberto. Administração de marketing no mundo contemporâneo. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

MIGUEL, P. A. C.; Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. Rio de janeiro; Elsevier, 2010.

POWELL, J. 33 milhões de pessoas em sua rede de contatos: Com criar, influenciar e administrar um negócio de sucesso por meio das redes sociais. São Paulo: Gente, 2010.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre, RS: Sulina, 2011.

SEBRAE. Redes sociais impulsionam pequenos negócios. 2015. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Empreender/noticia/2015/03/redes-sociais-impulsionam-pequenos-negocios.html> Acesso em 18 de mar. 2018.

TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; CHIARA, I. G. D. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf. vol.34 no.2 Brasília May/Aug. 2015.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. 1ª edição. São Paulo: Novatec, 2009.

TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZENONE, L. C. Marketing de relacionamento: tecnologia, processos e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Artigos