Marketing Digital como Estratégia Competitiva dentro das Organizações: Um Estudo de Caso em uma Rede Empresarial na Região do Cariri - CE

Autores

  • Francisco Wagner Alves da Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Pedro Ferreira de Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Márcia Maria Leite Lima UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1417

Palavras-chave:

Marketing. Planejamento Estratégico. Marketing Digital.

Resumo

A comunicação via mídias e redes sociais digitais é uma atividade estratégica de suporte para alavancar as vendas de produtos e serviços de empresas. O objetivo geral deste estudo é avaliar a influência do marketing digital sob o volume de vendas em um grupo empresarial da Região do Cariri – CE.  Para o alcance dos resultados foi realizado um estudo bibliográfico, analise documental, com métodos estatísticos inferencial, descritiva, de cunho quantitativa, através de teste de normalidade. Os resultados deste estudo evidenciam que é fundamental o gerenciamento das mídias digitais dentro de uma organização. Foi observado que a implantação das mídias digitais dentro do grupo empresarial de um modo geral não afetou de forma positiva as vendas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Leite Lima, UNILEÃO



 

3 Professora de graduação do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão especialista em Gestão de Estratégia e Pessoas – [email protected]

 

 

Referências

BUSSAB, Wilton O; MORETTIN, Pedro A. Estatística básica. São Paulo: Atual, 1986.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa:

enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CARO, Abrão. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: uma análise multicultural. Tese (Pós-Graduação) - Universidade de São Paulo, 2010.

DANIEL. Quais são os 8Ps do Marketing Digital. Disponível em: <http://dgmarketingdigital.com.br/quais-sao-os-8ps-do-marketing-digital/>. Acesso em: 03 de setembro de 2018.

DOZ, Yves, KOSONEN, Mikko. Fast: Como usar a agilidade estratégica para vencer. Bookman, jan. 2010.

FUTRELL, Charles M. Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão. Saraiva, 2003.

GAMBLE, John E. Fundamentos da administração estratégica [recurso eletrônico] : a busca pela vantagem competitiva 2. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2012

GRACIOSO, Francisco. Marketing Estratégico - Planejamento Estratégico Orientado Para o Mercado – Atlas, 6ª Ed. 2007

KOTLER, P. Administração em marketing: a edição do novo milênio.

SP: Prentice Hall, 2005.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão, 2011.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas 34. ed. – São Paulo : Atlas, 2018.

OLIVEIRA, Carla Cintia de. Marketing Digital: Um estudo exploratório sobre a utilização das mídias digitais como canal de comunicação. Maringá: Faculdade Alvorada, 2010.

PETER, J. Paul. Introdução ao marketing: criando valor para o cliente. 1º ed. SP: Saraiva,2013.

PEREIRA, l. .Estratégias de marketing digital utilizadas para o posicionamento de marca e aumento de vendas de uma empresa em Brasília. Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas FATECS. Brasília, 2014.

PIANA, MC. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 233 p. ISBN 978-85-7983-038-9. Available from SciELO Books < http://books.scielo.org >

RODRIGUES, William Costa, Metodologia Cientifica. Paracambi. FAETEC/IST, 2007.

ROCHA, Marcos. Marketing estratégico – São Paulo: Saraiva, 2015.

SAMOHYL, Robert Wayne, 1947 – Controle estatísticos da qualidade / Rio de Janeiro: Elsevier 2009.

SWAIM, Robert W. A estratégia segundo Drucker : estratégias de crescimento e insights de marketing extraídos da obra de Peter Drucker - Rio de Janeiro : LTC, 2011.

SEGURA, M. C. O estudo do Marketing Digital versus Marketing Tradicional e a percepção das suas campanhas por parte dos consumidores no mercado virtual a

tradicional.2009. f. 51. Dissertação (Mestrado em estatística e Gestão da Informação) - Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa,2009.

SPIRO, Rosann L. Gestão da força de vendas. 12. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2010.

SPIRO, Rosann L., RICH, A., STANTON, William J. Gestão da Força de Vendas. ArtMed, 09/2010.

TURCHI, Sandra R. Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce, 2ª edição. Atlas, 02/2018.

VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do Marketing Digital : O seu guia estratégico de marketing digital / Novatec Editora, São Paulo, 2011.

WEINBERG, Bruce D.; Don’t Keep Your Internet Customers Waiting too Long at the Virtual Front Door; Journal of Interactive Marketing; Vol. 14, Nr. 1; Winter 2000; pp. 30-39

ZENARO, Marcelo, Pereira, Maurício Fernandes . Marketing estratégico para organizações e empreendedores: guia prático e ações passo a passo. Atlas, 08/2013.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Estudo de Caso