A Relevância da Equoterapia no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especificas no Âmbito Escolar

Autores

  • Edmila Lima de Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade De Ciências Humanas Do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1403

Palavras-chave:

Equoterapia, Necessidades Específicas, Âmbito Escolar.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e refletir os benefícios da equoterapia. E como base teórica os estudos de Cirillo (1991:01),"Equoterapia é um tratamento para reeducação motora e mental, através da prática de atividades equestres e técnicas de equitação". Sendo, o propósito deste artigo refletir acerca do desenvolvimento motor, psicossociais e cognitivos da criança ou praticante dessa técnica de reabilitação. O presente trabalho se constitui em um estudo de caso, de natureza qualitativa no qual foi abordado sobre a Equoterapia , história,  benefícios,  no desenvolvimento da criança com necessidades educativas específicas enquanto  recurso e técnica de reabilitação, bem como,  através dos dados coletados a partir do questionário aplicado aos respondentes do espaço escolar, familiar e terapêutico os quais afirmaram que  num período de um ano e três meses da equoterapia ocorreram resultados de melhorias da atenção, concentração; relações sociais na escola com professores e colegas; motricidade e interação social do praticante.  Aspectos que são de suma importância no rendimento escolar.

 

 

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Biografia do Autor

Edmila Lima de Barros, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). Contato: [email protected];

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade De Ciências Humanas Do Sertão Central

2 Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia de Crato CE. Atualmente é Professora das Escola, Francisco Filgueira Sampaio e Professora da Faculdade De Ciências Humanas Do Sertão Central. Contato: [email protected]


 

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Relato de Caso