Marketing Estratégico como Fator Competitivo nas Organizações de Pequeno Porte

Autores

  • Samuel Pinheiro dos Santos Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Márcia Maria Leite Lima Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1387

Palavras-chave:

Marketing. Planejamento. Estratégia.

Resumo

O marketing estratégico é uma ferramenta que trabalha as questões mercadológicas de gestão, envolvendo as necessidades do cliente no desenvolvimento de atividades e decisões organizacionais para o atendimento das mesmas. Portanto objetivo deste estudo é analisar os fatores que levam os discentes optarem por produtos alimentícios comercializados por ambulantes próximos as IES na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Para o alcance dos resultados este estudo tem uma abordagem de métodos quantitativos, exploratório e descritiva. Com os resultados obtidos identificou-se como fatores influenciadores em relação à decisão de compra dos participantes a qualidade no atendimento, a oferta de produtos variados pelos ambulantes, comodidade no oferecimento dos seus lanches, os preços mais acessíveis, relacionamento com o cliente e a satisfação com qualidade dos produtos ofertados pelos empreendedores ambulantes alimentícios.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Martinho Isnard de. Manual de planejamento estratégico: Desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3 ed. Atlas, 2010.

AGUILERA, José Carlos. Gestão Estratégica de mudanças corporativas. São Paulo. Saraiva. 2009.

ALVAREZ, Francisco J. S. M. Gestão Estratégica de Clientes. São Paulo: Saraiva, 2015.

BARQUETTE, Stael. Pesquisa de Marketing. Saraiva, 07/2007. [Minha Biblioteca].

CAMARGO, Pedro Celso de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. Atlas, 02/2013. [Minha Biblioteca].

CASAS, Las, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Atlas, 2006.

CHAUVEL, M. A. The History of Marketing Thought and “The GreatTransformation” of Polanyi: How To Conciliate Social and Economic Interests. In: BALAS CONFERENCE, 2001. San Diego. Anais... San Diego, 2001.

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

CORAL, Eliza. Modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade empresarial. 2002, Disponível em: < https: // repositorio.ufsc.br/bitstream/handle /123456789/82705/189235.pdf? sequence=1&isAllowed=y > Acesso em: 31 mar. 2018.

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. Atlas, 01/2008. [Minha Biblioteca].Alvarez,

DI NALLO, E. Meeting points: soluções de marketing para uma sociedade complexa. São Paulo: Cobra, 1999.

FARRIS, Paul W, BENDLE, Neil T., PFEIFER, Phillip E., REIBSTEIN, David J. Métricas de Marketing. 2ª Edição. Bookman, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. Atlas, 2010.

GIOVANINI, Fabrizio. Organização Eficaz. São Paulo. Nobel. 2004.

HARTLINE. Michael D, FERREL. O. C. Estratégia de Marketing. 4ª ed. Norte Americana: Cengage Learning, 2010.

HAWKINS. Del I, MOTHERSBAUGH. David L, BEST. Roger J. Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing, 10ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

HOOLEY, G. J.; PIERCY, N. F.; NICOULAUD, B. Marketing Strategy and Competitive Positioning 4th Edition. [s.l.] Pearson/Prentice Hall, 2011.

HUGHES, A. M. Strategic database marketing: The Masterplan for Starting and Managing a Profitable, Customer-Based Marketing Program. New York: McGraw-Hill, 2005.

JONES, B.; SHAW, E. History of Marketing Thought. In:BARTONWEITZ; ROBINWENSLEY (Ed.). Handbook of Marketing. London: Sage. p. 39-65, 2002.

KLEIN, Amarolinda Zanela, SILVA, Lisiane Vasconcellos da, MACHADO, Lisiane, AZEVEDO, Debora. Metodologia de Pesquisa em Administração: Uma Abordagem Prática. Atlas, 01/2015. [Minha Biblioteca].

KOTLER, Philip e KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip e ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LAMBIN, J. J. Marketing estratégico. 4. ed. Lisboa: McGraw Hill, 2000.

MAJEAU, Pedro Mizcci. Fidelização de Clientes. 2010. Disponível em <http://www.negocios-de-valor.com/fidelizacao_de_clientes.asp>. Acesso em 13 de agosto de 2018.

MERLO, Edgard Monforte, CERIBELI, Harrison B. Comportamento do Consumidor. LTC, 11/2013. [Minha Biblioteca].

MINADEO, Roberto. Gestão de marketing: fundamentos e aplicações. Atlas, 10/2008. [Minha Biblioteca].

MOTTA, F.C.P. A questão da formação do administrador. RAE - Revista de Administração de Empresas, FGV, Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, out./dez. 1983.

NEVES, Marcos Fava. Planejamento e gestão estratégica de marketing. Atlas, 09/2005. [Minha Biblioteca].

NICKELS, William G.; WOOD, Marian Burk. Marketing, relacionamentos, qualidade e valor. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999

OLIVEIRA. Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer, implementar e avaliar. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PETER, J. Paul. Introdução ao Marketing - Criando Valor Para os Clientes, 1ª Edição. Saraiva, 06/2009. [Minha Biblioteca].

READE, Dennis V., Marcos Rocha, Sérgio Luis Ignácio Oliveira, Andréa Chernioglo. Marketing estratégico. Saraiva, 03/2016. [Minha Biblioteca].

ROCHA, Angela da, Ferreira, Jorge Brantes, Silva, Jorge da. Administração de marketing: conceitos, estratégias, aplicações. Atlas, 02/2013. [Minha Biblioteca].

ROCHA, Marcos. Marketing estratégico.São Paulo: Saraiva, 2015.

SAMARA. Beatriz Santos, MORSCH. Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos, 1ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

SANTOS, D. Fidelização de Clientes. 2008. Disponível em internet: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/fidelizacao-de-clientes/20882/. Acesso em: 13 ago. 2018.

SLACK N., CHAMBERS S.; JOHNSTON R. Administração da Produção. Tradução de M. T. C. de oliveira, F.ALHER e H.L. Corrêa.2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

STEVENS, R.; LOUDON, D.; WRENN, B.; WRENN, W. Planejamento de marketing. São Paulo: Makron Books, 2000.

SIMÕES, Roberto. Iniciação ao marketing. São Paulo: Atlas, 1980.

SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor, 11th edição. Bookman, 01/2016. [Minha Biblioteca].

YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avançados e aplicações, 2ª edição. Saraiva, 04/2007. [Minha Biblioteca].

ZENARO, Marcelo, PEREIRA, Maurício Fernandes . Marketing estratégico para organizações e empreendedores: guia prático e ações passo a passo. Atlas, 08/2013. [Minha Biblioteca].

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos