Fidelização de Clientes como Ferramenta Estratégica: Uma Pesquisa de Campo realizada com Clientes de Mercantis localizados na cidade de Brejo Santo-CE

Autores

  • Laleska Zuza Pereira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Márcia Maria Leite Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1369

Palavras-chave:

Fidelização. Planejamento Estratégico. Mercantis.

Resumo

Diante dos avanços da globalização que se faz presente em todo mundo, as organizações empresariais necessitam buscar novos modos de inovação para permanecerem competitivas. Neste contexto de inovação é mudança o presente artigo tem como objetivo geral identificar quais os principais fatores que influenciam os clientes a optarem por determinado mercantil na cidade de Brejo Santo-CE. Dentre os objetivos específicos, estudar as estratégias de fidelização como diferencial competitivo, fazer uma sondagem da aplicabilidade dos benefícios da fidelização e por fim apresentar os resultados obtidos através da pesquisa. Para o alcance dos resultados, foi realizado uma pesquisa de opinião pública, de natureza bibliográfica de cunho quantitativo, exploratório e descritivo. Como resultados obtidos foi possível identificar as mudanças de comportamento do consumidor, questões relacionadas ao perfil socioeconômico, a falta de gerenciamento de estratégia dos mercantis, a falta de pesquisa de mercado e de um bom atendimento ao cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSOFF; H. Igor; ALT, Edward J. MCDONNELL. Implantando a Administração Estratégica. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1993.

BARLOW, R. Relationship Marketing – The ultimate in costumer services, ed.4 São Paulo: Atlas, 2001.

BLATTBERG, R. C., Getz, G., and Thomas, J. S. Customer Equity : Building and Managing Relationship as Valuable Assets, Harvard Business School. (2001).

FIGUEIREDO, Sandra. O planejamento estratégico. - 3. ed. 3. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2006.

FONSECA, Gustavo. A fidelização como arma estratégica. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Carlos Alberto. Marketing de Relacionamento. Database de Marketing: Uma estratégia de adaptação em mercados competitivos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2007.

GREENBERG, Paul. CRM na velocidade da luz: conquista e lealdade de clientes em tempo real na internet. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

GRIFFIN, Jill. Como conquistar e manter clientes fieis. São Paulo: HSM management, 2009.

Gupta, S., and Lehmann, D. R. (2003). "Customers as Assets." Journal of Interactive Marketing, 17(1), 9-24.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ. Perfil básico municipal 2016: BREJO SANTO. Fortaleza: IPECE, 2016. Disponível em <http://www.ipece.ce.gov.br/perfil_basico_municipal/2016/Brejo_Santo.> Acessado em 27/02/2018 as 20:11.

JURAN , J. M., Planejando para a qualidade. São Paulo: Pioneira, 1995.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5a ed. Atlas: São Paulo 2006.

KUMAR, V. (2008). Managing Customer For Profit, Wharton School Publishing.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Nichos. São Paulo: Atlas, 2015.

LACOMBE, Francisco. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAXIMIANO, Antônio. Introdução a administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MOURA, Luciano Raizer. Qualidade simplesmente total. Uma abordagem simples e prática da gestão de qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

MOURA, Luiz Rodrigo Cunha; MOURA, L. E. L.; OLIVEIRA, C. T.; CUNHA, N. R. S. A percepção da qualidade em serviços: um estudo de caso do Banco Real de Itabira-MG. I Congresso de Administração, Unifenas, 2002

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2015.

ORLICKAS, Elizen da. Modelos de gestão: das teorias da administração à gestão estratégica. São Paulo: IBPEX, 2010.

PEREIRA, Marcos Aurélio. Metodologia cientifica. São Pulo: Atlas, 2002.

RASMUSSEN, U. W. Manual da metodologia do planejamento estratégico. São Paulo: Aduaneiras, 1990

REICHHELD, F. The Loyalty Effect, Harvard Business School Press. (1996).

SANTOS, Leonardo Lemos da Silveira; ALVES, Ricardo César; ALMEIDA, Kenneth Nunes Tavares de. Formação de estratégias nas micro e pequenas empresas: um estudo no Centro-Oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v.47, n.4, p.59-73, il. color, 2008.

SANTOS, T. O. D. Fidelização do cliente visando lucro e conquista de espaço no mercado. Monografia (Pós-graduação em Marketing). Faculdade Integrada AVM, Universidade Candido Mendes, Rio de janeiro, 2008. 42f. Disponível em : http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/R200502.pdf . Acesso em: 30.04.2018

SEBRAE. A fidelização de clientes como diferencial para a pequena empresa. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Fidelizaçãodeclientes> acesso em: 16.09.2018 as 09:24.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 2013.

SCHIFFMAN, L. & KANUK, L. Comportamento do consumidor. LTC editora. 6 a ed. 2015.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

WARD, T.; DAGGER, T. The complexity of Relationship Marketing for Service Customers. Brisbane: Journal of Services Marketing, 2007.

WHITELEY, Richard C.. A Empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento a ação; Tradução Ivo Korytowski – Rio de Janeiro: Campus, 1999.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos