Satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos: Revisão da literatura

Autores

  • Luciana Cristina Salvador Azevedo Faculdade Independente do Nordeste
  • Marcelo Pereira da Rocha Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1361

Palavras-chave:

Satisfação dos usuários, Odontologia, Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

A satisfação dos usuários vem sendo utilizada como ferramenta na melhoria dos serviços de saúde bucal: possibilita a Identificação de limitações e melhor entendimento do perfil do paciente; contribuindo para aprimoramento das práticas profissionais e garantindo a participação social. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos. Metodologia: Revisão da literatura. Os artigos foram selecionados utilizando as bases de dados LILACS e SCIELO através das palavras-chave: satisfação dos usuários; Odontologia; SUS. Foram incluídos artigos da língua inglesa e portuguesa de 1988 a 2018. Resultados: Num total de nove artigos selecionados, observou-se elevado nível de satisfação pela humanização do atendimento. Por outro lado, 70% dos pacientes classificaram o acesso ao serviço como difícil ou muito difícil. A estrutura física foi categorizada como satisfatória, bem organizada e higienizada.  Conclusão: A satisfação dos usuários pode ser citada como excelente, porém novos estudos são necessários para aprofundamento no tema.

 

Palavras-chave:

A satisfação dos usuários vem sendo utilizada como ferramenta na melhoria dos serviços de saúde bucal: possibilita a Identificação de limitações e melhor entendimento do perfil do paciente; contribuindo para aprimoramento das práticas profissionais e garantindo a participação social. Objetivo: Avaliar a satisfação dos usuários de serviços públicos odontológicos. Metodologia: Revisão da literatura. Os artigos foram selecionados utilizando as bases de dados LILACS e SCIELO através das palavras-chave: satisfação dos usuários; Odontologia; SUS. Foram incluídos artigos da língua inglesa e portuguesa de 1988 a 2018. Resultados: Num total de nove artigos selecionados, observou-se elevado nível de satisfação pela humanização do atendimento. Por outro lado, 70% dos pacientes classificaram o acesso ao serviço como difícil ou muito difícil. A estrutura física foi categorizada como satisfatória, bem organizada e higienizada.  Conclusão: A satisfação dos usuários pode ser citada como excelente, porém novos estudos são necessários para aprofundamento no tema.

 

 

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Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvador Azevedo, Faculdade Independente do Nordeste

1 Graduanda em Odontologia pela Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, Bahia. Brasil. Contato: lucianaazevedo29@hotmail.com2

Marcelo Pereira da Rocha, Faculdade Independente do Nordeste

Mestre em Saúde Coletiva, Faculdade Independente do Nordeste, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.  cdbiomarcelo@yahoo.com.br


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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão