Percepção Conceitual Sobre Sustentabilidade: um Levantamento com Gestores de um Shopping

Autores

  • Aritana Paola Santos Carvalho Novais Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
  • Adriano Victor Lopes da Silva Universidade Federa do Vale do São Francisco
  • Erika Maria Jamir de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1354

Palavras-chave:

sustentabilidade, competitividade, social, econômico, meio ambiente

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção conceitual dos gestores de empresas situadas em um Shopping de Juazeiro-BA sobre a sustentabilidade. A pesquisa possui caráter exploratório e foi realizada por meio de um estudo de caso, a amostra foi a aleatória simples, os 29 proprietários e gerentes participantes foram determinados no software R 3.3.0, os dados foram coletados através de entrevistas, instrumentalizada por um questionário estruturado, em seguida os dados foram tratados através da análise de conteúdo temática. Aplicou-se o teste do qui-quadrado no software BioEstat 5.3 para verificar se o conhecimento sobre sustentabilidade independe do grau de escolaridade. Os resultados encontrados revelam que a maioria dos entrevistados associa a sustentabilidade como atitude direcionada ao meio ambiente. As empresas desenvolvem atividades voltadas a sustentabilidade e que os gestores conhecem o conceito de sustentabilidade.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aritana Paola Santos Carvalho Novais, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE

1 Graduada em Administração de Empresas pela Faculdade São Francisco de Juazeiro/BA - FASJ, e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE.

Contato: [email protected];

Adriano Victor Lopes da Silva, Universidade Federa do Vale do São Francisco

Universidade Federa do Vale do São Francisco. Contato: [email protected];

Erika Maria Jamir de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

3 Graduação em Administração pela Faculdade Maurício de Nassau – Recife. MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife e Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Petrolina. Mestra em Ciências da Saúde e Biológicas (INTERDISCIPLINAR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Petrolina. Professora no curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco.  Tutora à distância da SEaD no curso de Especialização em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Contao: [email protected].




Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC): ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação Lato Sensu. 1. ed.- 4. reimpr. - São Paulo: Atlas, 2012.

BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

FROEHLICH, Cristiane. Publicações internacionais sobre sustentabilidade: uma revisão de artigos com o uso da técnica de análise de conteúdo qualitativa. Revista de administração, UFSM. Santa Maria, 2014. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/6519 HYPERLINK "https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/6519">. Acesso em: 28 jul. 2017.

GOLLO, L. B. et al. Análise da sustentabilidade socioambiental de uma empresa do ramo têxtil da cidade de ErechimRS. Revista de administração IMED. Passo Fundo, 2013. v. 3, n. 1, p. 19-32, 2013. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/320 HYPERLINK "https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/320">. Acesso em: 17 maio 2017.

KNEIPP, M. J. et al. Gestão para a sustentabilidade em empresas do setor mineral. Revista gestão. Org. Santa Catarina, v.14, n.33, p. 52, ago. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/23825>. Acesso em: 15 jul. 2017.

LAVORATO, Marilena Lino de Almeida. BenchMais 3: As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil. São Paulo: Biografia, 2015.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MEDICI, André Cezar. BenchMais 3: as 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil. São Paulo: Biografia, 2015. Cap. 2, p. 26.

ONUBR, Nações Unidas no Brasil. Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável: Conheça os dezessete Objetivos de Desenvolvimento sustentável da ONU. Disponível em: <http://nacoesunidas.org/tema/agenda2030>. Acesso em: 02 dez. 2017.

REIS, Nelson Pereira. BenchMais 3: as 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil. São Paulo: Biografia, 2015. Cap. 2, p. 112.

SILVIA, S. S.; REIS, R. P.; AMÂNCIO, R. Conceitos atribuídos à sustentabilidade em organizações de diferentes setores. Revista de ciências da administração. Santa Catarina, v.16, n. 40, p. 90-103, dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077>. Acesso em: 20 jun. 2017.

VITAL, T. J. et al. A influência da participação no índice de sustentabilidade empresarial (ISE) no desempenho das empresas. Revista de ciências da administração. Santa Catarina, v.11, n.24, p. 11-40, maioago. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/12181>. Acesso em: 05 set. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos