Avaliação da Adesão ao Tratamento com Antidepressivos em Pacientes de uma Farmácia Pública no Interior do Ceará

Autores

  • José Marcio Andrade Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte – FMJ
  • Francisca Andreza Fernandes de Souza Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte
  • Joeldo Ferreira Duarte Universidade Estácio – Juazeiro do Norte
  • Pedro Ivo Palácio Leite Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Poliana Moreira de Medeiros Carvalho Faculdade de Medicina Estácio - FMJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1306

Palavras-chave:

Antidepressivos. Adesão de Psicofármacos. Sistema Único de Saúde

Resumo

A prevalência estimada de transtornos mentais é cerca de 12% na população mundial, sendo a maior parcela medicada na Atenção Primária à Saúde, o sucesso da terapia antidepressiva depende do profissional de saúde que tem papel importante nas questões relativas à adesão do tratamento. O Sistema Único de Saúde foi sem dúvida o maior movimento de inclusão social que a população já viu na história do Brasil, em termos constitucionais, como afirmação política de compromisso do estado brasileiro para os direitos da cidadania. O objeto de estudo foi avaliar a prevalência e adesão da terapia antidepressiva em pacientes atendidos em uma farmácia municipal da cidade de Juazeiro do Norte/CE no período de agosto de 2016. Desenvolveu-se o estudo, de caráter quantitativo, transversal e descritivo, em um Sistema de Atendimento Médico Especializado (SAME) no município de Juazeiro do Norte. Coletaram-se os dados por meio de um questionário socioeconômico e farmacoepidemiolôgico. Consideraram-se aderentes os pacientes que compareceram à farmácia para recebimento dos antidepressivos durante todo o mês da pesquisa. Participaram da pesquisa 50 pacientes dentre os quais, 88% eram do gênero feminino e 22% do gênero masculino, a faixa etária média foi de 34% entre 49-58 anos. E que 58% dos pacientes tinha escolaridade com 1º grau incompleto, 58% disseram não trabalhar e estado civil prevaleceu com 40% para casados. Observou-se a maior prevalência do uso de amitriptilina e fluoxetina para cada com 48%, e 50% responderam usar o medicamento para tratamento da depressão. O estudo obteve 96% de assiduidade satisfatória quanto ao grau de adesão. O farmacêutico é um profissional com amplo conhecimento farmacológico capacitado para manejar o atual arsenal terapêutico e informar sobre o uso e os efeitos dos fármacos. Assim, esta prática melhoraria indiscutivelmente a saúde e a qualidade de vida do paciente.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcio Andrade, Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte – FMJ

1 Curso de Farmácia pela Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte – FMJ. Contato: [email protected];

Francisca Andreza Fernandes de Souza, Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte

2 Graduação em farmácia pela Faculdade de Medicina Estácio em Juazeiro do Norte, Brasil. Auxiliar de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte , Brasil.

Joeldo Ferreira Duarte, Universidade Estácio – Juazeiro do Norte

3 Graduando em farmácia pela Universidade Estácio – Juazeiro do Norte.

Pedro Ivo Palácio Leite, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

4 Graduado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Poliana Moreira de Medeiros Carvalho, Faculdade de Medicina Estácio - FMJ

5 Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista, Cursando Especialização em Gestão e Docência Ensino Superior  na Faculdade Estácio -  FMJ, Bacharel em Farmácia, farmacêutica industrial e bioquímica clínica, especialista em Manipulação Magistral pela Universidade de Fortaleza e mestra em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora da Faculdade de Juazeiro do Norte- FJN,  Coordenadora da especialização em Atenção Farmacêutica - pela FJN. Professora da Faculdade de Medicina Estácio FMJ, do curso de Farmácia. Cursando especialização em Docência do Ensino Superior na Faculdade de Medicina Estácio - FMJ.


 

Referências

ALMEIDA, L. M.; Coutinho, E. S. F.; PEPE, V. L. E. Consumo de Psicofármacos em uma Região Administrativa do Rio de Janeiro: A Ilha do Governador. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p.5-16 jan./mar.1994.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo em Assistência Farmacêutica em DST/HIV/AIDS: recomendações do Grupo de Trabalho de Assistência Farmacêutica. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

CARDOSO, L. et al. Grau de adesão e conhecimento sobre tratamento psicofarmacológico entre pacientes egressos de internação psiquiátrica. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, n. 5, p. 1-9, set. 2011.

CARVALHO, Cláudio Viveiros de; Merchan-Hamann, EDGAR; MATSUSHITA, Raul. Determinantes da adesão ao tratamento antiretroviral em Brasília, DF: um estudo de caso controle. Rev. Soc. Bras. Med. Trop., Uberaba, v. 40, n. 5, Oct. 2007.

GARCIAS, Carla Maria Maia et al. Prevalência e fatores associados ao uso de antidepressivos em adultos de área urbana de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, em 2006 Prevalence of antidepressant use and associated factors among adults in Pelotas, Rio Grande. Cad. Saúde Pública, v. 24, n. 7, p. 1565-1571, 2008.

GERHARDT, T. E.; Silveira, D. T. Médotos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HILDEBRANDT, L. M. et al. Prevalência no consume de psicotrópicos pela população assistida por um serviço municipal se saúde. 2009. Disponível em: <http://www.madres. org/asp/contenidoscielo.br>. Acesso em: 14 out. 2011.

KATZUNG, Bertram G.; Masters, Susan B.; Trevor, ANTHONY J. Farmacologia básica e clínica. 12. ed. São Paulo: AMGH, 2014.

LOYOLA FILHO, Antônio Ignácio et al. Tendências no uso de antidepressivos entre idosos mais velhos: Projeto Bambuí. Revista de Saúde Pública, v. 48, n. 6, p. 857-865, 2014.

MARIN, N. et al. Assistência farmacêutica para gerentes municipais de saúde. Rio de Janeiro: OPAS/OMS, 2003.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Mulheres e saúde: evidências de hoje agenda de amanhã. 2011. Disponível em: <http://www.progresso.com.br/caderno-a/ciencia-saude/oms>. Acesso em: 13 de maio de 2016.

PFAFFENBACH, G.; Carvalho, O. M.; Mendes, G. B. Reações adversas a medicamentos como determinantes da admissão hospitalar. Revista Associação médica Brasileira, São Paulo, v. 48, n.3, p.237-241, 2002.

RANG, H. P. et al. Farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2007.

REMOR, EDUARDO; Milner-Moskovics, JENNY; Preussler, GISELE. Adaptação brasileira do “Cuestionario para la Evalución de la Adhsión al tratamiento Antiretroviral”. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 41, n. 5, oct. 2007.

ROCHA, B.S. et al. Psicofármacos na Estratégia Saúde da Família: perfil de utilização, acesso e estratégias para a promoção do uso racional. Ciência e Saúde Coletiva, v. 18, n. 11, p. 3291-3300, 2013.

RODRIGUES, M. A.; Facchini, L. A.; Lima, M. S. Modificações nos padrões de consumo de psicofármacos em localidade do Sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.40, n. 1, p.107-114, jan./fev. 2006.

SILVA, M. S. et al. A prevalência de morbidade depressão entre Brasileiros adultos: uma revisão sistemática e meta-análise. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 36, p. 262–270, 2014.

SILVIA, J. Depressão e trabalho: ruptura de laço social. Rev. bras. Saúde ocup., São Paulo, 36 (123): 84-92, 2011.

VICENTE et al. Uso de antidepressivos e fatores associados em idosos: o projeto bambuí. Ciência e Saúde Coletiva, v. 20, n. 12, p. 3797-3804, 2015.

VIEIRA, Fabiola Sulpino. Possibilidades de contribuição do farmacêutico para a promoção da saúde. Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, n. 1, p. 213-220, 2007.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos