Um Estudo de Caso sobre a Educação Infantil, Pobreza e Desigualdade Social no Município de Afrânio- PE

Autores

  • Ricardo de Araujo Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1299

Palavras-chave:

Educação Infantil. Pobreza. Desigualdade Social.

Resumo

O presente trabalho consiste num estudo de caso, realizado através de uma pesquisa qualitativa e análise de documentos, tendo como campos de pesquisas a Secretaria de Educação do Ensino Básico-SEEB, Conselho Municipal de Educação de Afrânio-CMEA, Escola Municipal Aureliano Francisco Neto e a Creche Tipo C – Padrão FNDE, ambas localizadas no Distrito de Extrema- Afrânio-PE. Os sujeitos da pesquisa são os membros do CMEA, Coordenadores e técnicos da SEEB e a comunidade escolar do Distrito de Extrema. Foram utilizados para análise da temática em estudo, o Plano Municipal de Educação - PME 2015-2025, dados do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle/ Plano de Ações Articuladas – SIMEC- PAR Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, oportunizando uma reflexão acerca das politicas educacionais no âmbito da Educação Infantil, pobreza e desigualdade social no município de Afrânio- PE, tendo em vista, o que impede o pleno funcionamento da Educação Infantil neste município e as ações da gestão para as possíveis resoluções da falta de creches, o aumento de atendimento de crianças nesta modalidade de ensino, implementação da proposta pedagógica garantindo uma educação de qualidade. Neste contexto, faz-se necessário reconhecer também a pobreza e as desigualdades, ou seja, admitir que a existência persistente dos pobres nas escolas traz reflexões importantes para as práticas pedagógicas e para a gestão educacional. Nota-se também que é preciso não apenas saber que as escolas estão repletas de alunos pobres, mas atentar-se para as exigências que essas vivências da pobreza, da precariedade material extrema, fazem às nossas práticas.

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Biografia do Autor

Ricardo de Araujo Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

Professor de História. Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social ( UFPE), Especialista em História do Brasil pela UCAMPROMINAS.

Aítla Lidiane Hermógenes de Souza Jatobá, Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF

 Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias – Univasf; Mestranda em Extensão Rural – Univasf.

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos