A Terapia como Extensão na Formação do Acadêmico em Psicologia

Autores

  • Rosângela de Mello Owicki Nunes Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo
  • Marjane Bernardy Souza Universidade Luterana do Brasil - Campus São Jerônimo http://orcid.org/0000-0002-9607-0075

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1285

Palavras-chave:

Formação Acadêmica. Curso de Psicologia. Psicoterapia Pessoal

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi conhecer algumas características de acadêmicos que estão realizando o estágio profissionalizante em Psicologia, identificando fatores favoráveis à prática da psicoterapia, aspectos que desfavoreçam sua adoção durante o período de graduação. Foram consultados acadêmicos de Psicologia de seis campi de uma universidade particular do Rio Grande do Sul. A investigação contou com um questionário estruturado, os dados foram coletados e analisados através do Google Forms. O estudo identificou que 84,4% dos estudantes realizaram psicoterapia pessoal em algum momento da graduação. A adoção pessoal de psicoterapia é considerada cara por 71,1% da amostra e 95,6% afirmaram que fariam uso do recurso caso fosse gratuito e 88,9% considera que seria adequado para sua formação. O serviço de psicoterapia dentro da graduação seria de considerável relevância, devido às dificuldades financeiras e as realidades psíquicas enfrentadas. O apoio psicológico permitiria a geração de novos significados para a vivência acadêmica.

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Biografia do Autor

Rosângela de Mello Owicki Nunes, Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo

Acadêmica do Curso de Psicologia - Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo.

Marjane Bernardy Souza, Universidade Luterana do Brasil - Campus São Jerônimo

Possui graduação em Psicologia-Bachalerado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Psicologia-Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em Aconselhamento das Relações Familiares pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado em Família e Sistemas Sociais pelo Instituto Superior Miguel Torga - Coimbra-Portugal (ISMT-2004), especialista em Psicologia no Trânsito (CFP) e especialista em Psicologia Jurídica (CFP). Perita em Avaliação Psicológica no Departamento de Trânsito - DETRAN/RS. Coordenadora e professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil - São Jerônimo e Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Violência.

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos