Professor e Coordenador: Parceiros no Trabalho Pedagógico

Autores

  • Maria Irisdene Batista Barreto Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa Universidade Federal da Paraíba
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Hermes Melo Teixeira Batista Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB e Faculdade de Medicina Estácio do Juazeiro do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1256

Palavras-chave:

Ensino. Pedagogia. Relações de ensino

Resumo

Apresenta as reflexões acerca da construção do conceito de trabalho docente, situação que, nos últimos anos, tem levado em conta uma abordagem discursiva e, vários elementos constitutivos da atividade educacional. Partimos então do pressuposto de que a prática docente realizada de forma satisfatória deve ser construída com base na investigação. Assim, objetiva analisar as representações que uma professora e uma coordenadora têm acerca das prescrições que são determinadas para orientar o agir de ambas. Os dados que compõem o corpus foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora recém-formada que leciona língua portuguesa em uma escola do estado da cidade de Cajazeiras e outra que é psicopedagoga e atua como coordenadora pedagógica no IFPB, na cidade de Princesa Isabel no estado da Paraíba. Sob a ótica da linha teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do trabalho (SAUJAT 2004; BUENO, 2009) estabelecemos a ponte entre linguagem e trabalho educacional a fim de compreender a atividade docente,  ancora-se, ainda, em Bronckart e Machado (2004), Saujat (2004), Bueno (2009), Machado (2009), entre outros. Contribui, pois, para a reflexão sobre parcerias necessárias ao ensino.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Irisdene Batista Barreto, Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras

[1] Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – PROLING. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para professores de Língua Inglesa na University Central of Florida (2013). Atualmente é docente na Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras ministrando as disciplinas de Inglês Instrumental e Português Instrumental. Contato: [email protected]


 

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Universidade Federal da Paraíba

Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral

Graduanda em Letras pelo IFPB. Graduada em Enfermagem pela UFCG, Mestre em Sistemas Agroindustriais pela UFCF e Doutorado em andamento em Ciências da Saúde pela FMSCMSP. Contato: [email protected]

Hermes Melo Teixeira Batista, Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB e Faculdade de Medicina Estácio do Juazeiro do Norte.

Médico pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Médico do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Cajazeiras – PB. Docente na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte. Mestrado e Doutorado em Ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Santo André-SP.

Referências

AMIGUES, René. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel (Org). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. São Paulo: EDUEL, 2004, p. 39-41-42.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividades de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

__________. Atividade de linguagem, Discurso e desenvolvimento Humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006, p. 208.

__________. MACHADO, Anna Rachel. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In.: MACHADO, Anna Rachel (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. São Paulo: Eduel, 2004.

___________.O trabalho como agir e a formação pela análise do trabalho. In.; BRONCKART, Jean-Paul. O Agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. São Paulo: Mercado das Letras, 2008.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. São Paulo: Editora Vozes, 2006.

MACHADO, Anna Rachel e BRONCKART, Jean-Paul. (re)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, A. R. e colaboradores; CRISTÓVÃO, V. L. L., ABREU-TARDELLI, L. S. (Orgs.) Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2009.

MEDRADO, Betânia Passos. Leituras do Agir Docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva.v. 12, campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.22, 27.

________. A entrevista como espaço de construção de identidade. In. Anais do IV Simpósio Internacional de estudos de Gêneros textuais, tubarão, santa catarina, 2007, v. 01, p. 733755. http://74.125.155.132/scholar?q=cache: 7F WLdVIL8iwJ:scholar google.com/&hl=pt-Br&as_sdt=2000. Acessoem 25 jan, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. O Pedagogo na Escola Pública. 3. Ed. São Paulo. Edições Loyola, 1995.

SAUJAT, Frédéric. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In.: MACHADO< Anna Rachel (Org.).O ensino como como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.

TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues. A (re)construção do trabalho do professor de inglês pela linguagem (Tese de doutorado em Linguística Aplicada e estudos da Linguagem). São Paulo: PUC, 2009.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigos