Professor e Coordenador: Parceiros no Trabalho Pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1256Palavras-chave:
Ensino. Pedagogia. Relações de ensinoResumo
Apresenta as reflexões acerca da construção do conceito de trabalho docente, situação que, nos últimos anos, tem levado em conta uma abordagem discursiva e, vários elementos constitutivos da atividade educacional. Partimos então do pressuposto de que a prática docente realizada de forma satisfatória deve ser construída com base na investigação. Assim, objetiva analisar as representações que uma professora e uma coordenadora têm acerca das prescrições que são determinadas para orientar o agir de ambas. Os dados que compõem o corpus foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com uma professora recém-formada que leciona língua portuguesa em uma escola do estado da cidade de Cajazeiras e outra que é psicopedagoga e atua como coordenadora pedagógica no IFPB, na cidade de Princesa Isabel no estado da Paraíba. Sob a ótica da linha teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2008) e, em especial, à luz dos conceitos oriundos das Ciências do trabalho (SAUJAT 2004; BUENO, 2009) estabelecemos a ponte entre linguagem e trabalho educacional a fim de compreender a atividade docente, ancora-se, ainda, em Bronckart e Machado (2004), Saujat (2004), Bueno (2009), Machado (2009), entre outros. Contribui, pois, para a reflexão sobre parcerias necessárias ao ensino.
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